Deixar a Fé nos questionar, corrigir e orientar a nossa vida

12/11/2008


Não é vida a vida que se vive por engano...

..viver a vida é muito mais do que aparência...

...vida é a vida que em Jesus nós alcançamos

Quando junto a ele o mundo injusto transformamos...

Jaci C. Marascin (O Povo Canta, p.158)

Um Estudo do Evangelho de Mateus

Perguntas motivadoras:

1-Quem somos nós e qual a nossa missão?

2-Quem é Jesus de Nazaré e como segui-lo?

Quanto a estrutura, o Evangelho de Mateus divide-se em 5 livros menores. Cada livro é composto por uma parte narrativa e um discurso de Jesus:

Mateus 1-2: apresentação do novo legislador;

Mateus 3-7: 1º livro – a justiça do reino de Deus;

Mateus 8-7: 2º livro – uma justiça que liberta os pobres;

Mateus 11-1-13.52: 3º livro – a justiça do reino provoca conflitos;

Mateus 13.53-18.34: 4º livros – o novo povo de Deus;

Mateus 19-25: 5º livro -a vida definitiva do reino;

Mateus 26- 28: promulgação da nova lei.

No Evangelho de Mateus encontramos vários títulos cristológicos para Jesus (alguém do grupo simplificou e disse são apelidos dados a Jesus): Messias, Filho de Deus, Emanuel, Rei, Filho de Davi, Filho do Homem, Servo de Deus. Mas acima de tudo a comunidade de Mateus quer apresentar Jesus como - O Mestre da Justiça.

3. O que é justiça pra você?

- Qual é a justiça que Jesus propõe? Veja Mt. 3.15; ser justo é fazer a vontade de Deus. E muitas vezes a vontade de Deus não é a nossa vontade. Há um caminho a percorrer, pra aprendermos qual é a vontade de Deus.

- Veja em Mt. 21.23-32: está declarado que a prática da justiça dá autoridade para questionar leis e práticas seletivas que vangloriam algumas pessoas e depreciam outras epropõe novas atitudes, coerentes com a palavra e que promovem vida.

O evangelho de Mateus traz em seu conteúdo central 4 aspectos:

a) Jesus é o único Mestre e é Mestre da Justiça. Como Mestre da Justiça, Jesus é apresentado fazendo grandes discursos e seu ensino tem autoridade (7.28-29), a tal ponto de propor alterações na lei(5.21-48)

b) O Evangelho é para todos os povos, desde que o centro dessa universalidade seja o judaísmo (8.11).

c) Valorização da herança de Israel, a sua tradição. ParaMt., as comunidades cristãs são o verdadeiro Israel e, com o Evangelho, quer ajudar a devolver a identidade aos judeu-cristãos em crise por terem sido expulsos e rejeitados por seu próprio povo.

d) Jesus é Emanuel – Deus conosco. Vai nascer Emanuel(1.23), é Deus vivo (16.16) e promete estar sempre conosco (28.20).

Mt 21.23-32 – a partir da leitura deste testemunho, responda:

Com que responsabilidade dizemos sim para Deus? Com qual dos dois filhos no identificamos?

...deixar a fé nos questionar, corrigir e orientar a nossa vida...é o nosso objetivo com este estudo.

Estudo baseado e adaptado (por Carla, pastora na paróquia Leste) a partir do livro Proclamar Libertação ( PL) 32, pág.: 282, Editora Sinodal, elaborado por Jair e Clarise Holzschuh


Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: São Paulo - Leste (Ferraz de Vasconcelos-SP)
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 8555
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