Entre as lágrimas que cobriam parcialmente meus olhos, olhei ao redor e vi tantos outros olhos que como os meus estavam úmidos pela emoção daquele momento. Diante de nós, a chave do templo passava de mão em mão acompanhada de palavras de alegria e de bênção. Quando em minhas mãos chegou, entregue pelo Pastor Presidente, não pude mais contê-las. Abri as portas de nosso templo tão sonhado, tão necessário e tão perfeito. Atrás de mim vieram os elementos para preparar o altar e na sequência Pastor Sinodal Joaninho Borchardt e Pastor Nestor Friedrich, pastor presidente de nossa IECLB. Enquanto isso a banda tocava: Deus está aqui. O culto de dedicação do templo aconteceu no dia 13 de julho do corrente ano na cidade de São Luís.
Durante o culto foram lembrados os passos que nos trouxeram até aqui. Foram lembradas as pessoas, grupos, comunidades e instituições responsáveis por tornar esse sonho uma realidade. Cada uma esteve presente em nossa oração e em nosso agradecimento. Pastor Nestor falou em sua pregação que este templo é como um ninho que acolhe toda a gente. Gente machucada, gente perdida, gente alegre, gente que, como a gente, é pecadora e justificada por Deus. “Um templo para nossa fé uma casa para toda a gente” expressa o desejo do ser igreja na cidade de São Luís. Expressa a alegria de poder servir a Deus com gratidão e responsabilidade para com o Evangelho.
Na ceia o pão passou de mão em mão sendo partido e entregue para todas as pessoas como prova concreta do amor de Deus por todas e todos nós. Presentes foram entregues, palavras de gratidão foram ditas. Uma linda celebração com a participação do Pastor Presidente, Nestor Friedrich, Pastor Sinodal Joaninho Borchardt e do Pastor Igor Nunes da Igreja Congregacional lembrando que somos uma Igreja Ecumênica que se orgulha em buscar cumprir a oração de Jesus em João 17 “Para que sejam um”. Também registramos a presença de Nataniel Pereira da Silva então fundador da comunidade e hoje ministro leigo da Igreja Episcopal Anglicana. Após a celebração, a comunidade continuou reunida para almoço até despedir-se do pastor Nestor que na mesma tarde partir para Porto Alegre.
Entre todas as pessoas presentes ficou a alegria de podermos celebrar este momento. Ficou também a certeza de que não estamos sós na tarefa de ser Igreja missionária em São Luís. Somos muito gratas ao Pastor Nestor e ao Pastor Joaninho por terem estado conosco tornando este momento tão especial para a comunidade em algo que nunca mais esqueceremos.
A vocês fica o convite de continuarem orando por nós para que não desanimemos na tarefa de testemunhar o Evangelho libertador de nosso Senhor Jesus Cristo.