Socorro, ajuda, salvação. Você lembra o resgate dos 33 mineiros do Chile ocorrido há poucos dias atrás? Aquele resgate me trouxe a memória algumas frases lidas e escutadas na época e que compartilho com vocês.
- Pessoas presas em uma difícil situação. Jamais poderiam salvar a si mesmas. - Por mais que tivessem pensamento positivo, força de vontade, e animassem uns ao outros, poderiam chegar ao topo da montanha sem ajuda. - Em determinado momento a esperança foi real. Pois do topo da montanha, poderia vir o resgate. - Eles não podiam saber o dia nem a hora. Mas deviam confiar, esperar, e continuar mantendo a vida lá onde estavam. - O resgate chegou. Por um caminho único e estreito. Não havia outra forma de serem salvos daquela situação. Somente um caminho. - Cada um deles foi salvo individualmente. Sem esforço ou mérito. Foram resgatados, puxados para cima, libertados da situação de medo, angústia e desesperança em que se encontravam. - Foram tirados da escuridão, das profundezas para o alto, a superfície, a luz.
A experiência dos mineiros me traz aos dias que estamos vivendo. Últimos dias do Advento, proximidade do Natal. E novamente, para dentro da nossa realidade, podemos confessar como o Salmista: “De onde me virá o socorro? O meu socorro vem do Senhor, que fez o céu e a terra” (Salmo 121.2).
A mina de cobre do Chile nos mostrou como é assustador estar preso na escuridão, com pouquíssima comida, pouca luz e quase nenhuma esperança de salvação. O Natal é a oportunidade de refletirmos sobre o nosso socorro, nossa ajuda, nossa salvação. Cristo é a Luz que veio no primeiro Natal e quer vir a cada um/uma de nós para que, pela sua graça, possamos passar “das trevas para a maravilhosa luz de Deus”. Sim, em Jesus nós encontramos a própria luz do mundo que nos ilumina. Ele nos dá a certeza de sermos guiados em segurança através das trevas, sejam quais forem.
Assim, irmãs e irmãos, o Natal é a certeza de que Deus vem até nós também nesse novo Natal, para demonstrar seu amor e renovar nosso caminho e nossas vidas. E é por isso que novamente podemos dizer: NATAL É SABER E SENTIR-SE AMADO E AMADA POR DEUS. É tempo oportuno de renovar a esperança, fortalecer a amizade, os vínculos familiares, e, é a oportunidade de buscar e ofertar perdão. Que isso aconteça na minha e na tua vida
Não por último quero agradecer ao leitor e a leitora por terem visitado nosso site ao longo de 2010. É uma grande alegria tê-las/tê-los por perto a cada semana do ano.
Um Feliz e abençoado Natal! E que cada dia de 2011 seja de Paz e de bênção de Deus.
Portanto, estejam preparados. Usem a verdade como cinturão. Vistam-se com a couraça da justiça e calcem, como sapatos, a prontidão para anunciar a Boa Notícia de paz.