HPD nº 158 – Da terra a plenitude, dos astros o esplendor
Letra: Lindolfo Weingärtner
Melodia: Frank Graf
Textos bíblicos: João 3.16; Romanos 5.1-2; Atos 1.8
E´ um hino de confissão de fé = Credo cantado. Cada uma das três estrofes se refere a um dos três Artigos do Credo Apostólico. O autor do texto é o pastor brasileiro Lindolfo Weingärtner. A melodia foi composta pelo músico da IECLB pastor Frank Graf.
A 1ª estrofe fala de Deus o Criador que fez céu e terra, os espaços insondáveis e os milagres do microcosmos. Com breves palavras de pura poesia o autor desenha diante de nós a majestosa grandeza das obras de Deus e não esquece de recordar também a maior de todas, o seu imenso amor com que amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito (João 3.16), terminando com a confissão pessoal “a nossa própria vida de ti, ó Pai, provém”.
A 2ª estrofe se refere ao segundo Artigo do Credo: Creio em Jesus Cristo. Com maiores detalhes explica o “paterno amor” de Deus. Com poucas palavras cantamos aqui o que é Confissão Luterana: Jesus Cristo é nosso Salvador; é dele que recebemos de graça grandes bênçãos, como p.ex. perdão, redenção, vida plena e paz.
A última estrofe fala do Espírito Santo, que aqui é chamado de “Espírito da Vida” (Ezequiel 37.14; Romanos 8.2+6+11; Gálatas 6.8). Trata se do poder de Deus que age em toda a terra e que chama, congrega, ilumina, dá vigor ao povo de Deus. Deste poder a igreja de Deus também hoje em dia necessita. Por isso a confissão termina com a humilde prece “Revela a tua glória também a nós, Senhor”.