Da impotência ao empoderamento

Reflexões para o tempo de pandemia

25/07/2020

1 | 1
Ampliar

DA IMPOTÊNCIA AO EMPODERAMENTO

Nesta última semana um forte sentimento toma conta de mim: o da impotência!
Diante da notícia do aumento estonteante do número de mortes no Brasil, pelas famílias enlutadas, dos casos que aumentam no estado e nos municípios, dos membros da comunidade que são contagiados pelo vírus Covid 19, de familiares de membros da comunidade em outros lugares que se encontram hospitalizados, entubados na UTI, lutando pela vida, somente a impotência me habita. Em longo silênciar deixo este sentimento tomar conta de mim, sem culpa, sem medo. Não há palavras que possam expressar o que sentimos no mundo e em nossos corações além da impotência, pois nada ou muito pouco está em nossas mãos para fazer a fim de consolar, animar, curar diante desta realidade da pandemia. Creio que todos e todas já nos sentimos impotentes. Impotência: falta de poder, força ou meios para realizar algo; impossibilidade. Por causa deste sentimento perguntamos:
O que fazer?
O que dizer?
O que pensar?
No Brasil, além da impotência que sentimos, nos deparamos ainda com a prepotência de governantes e autoridades que poderiam atuar de maneira mais humana e sábia diante para a contenção do vírus e do cuidado com a vida, e não o fazem.
Prepotência: Poder mais alto. Atitude própria de pessoas covardes, inseguras, pouco amadas. Diante da prepotência de alguns nos perguntamos?
Como?
Por quê?
Até quando?
A impotência aliada à prepotência retira a energia necessária para fazermos algo a fim de transformar o que sentimos. Para que não se esvaiam as energias penso no poder e na força da vida, no poder de Deus que se revela de tantas maneiras distintas neste tempo, no poder que ainda habita em nós e nos move a cada dia e nos faz confiar e esperançar,mesmo em meio a tantas perguntas e silêncios. Por mais que a impotência e prepotência sejam fortes e nos façam crer que nada mais podemos fazer, eis que surge outro sentimento/palavra que nos ressignifica e preenche neste tempo de vazios e silêncio e que também advêm do termo poder: Empoderamento: Ato de dar ou conceder poder para si próprio ou para outrem.
Deus habita entre nós e nos concede força, amor e coragem para resistir às prepotências e afastar a impotência que tenta nos dominar neste tempo de vazios e silêncios. Deus nos empodera para agir, mesmo que por gestos pequenos e tímidos como pensar na dor das famílias enlutadas, orar pela recuperação das doentes e dar forças para quem atua em prol da cura e alívio do sofrimento, agir em prol do cuidado e da vida, denunciar ações que geram morte, confiar que tudo vai passar e que em breve poderemos nos encontrar e abraçar... Saber-se empoderada por Deus não me faz silenciar, nem tampouco clamar ou perguntar, mas sim dar respostas afirmativas ao silêncio profundo e às perguntas sem fim:
Deus me fortalece para agir!
Posso fazer a diferença para alguém com pequenos gestos.
Creio que a esperança, a fé, o amor e a coragem geram sinais de Vida!
Respostas são possíveis diante de tantas perguntas pois elas advêm da palavra de Deus, que jamais passa por mim sem deixar um sinal. Palavra que para nós é fonte de Vida, Força e Coragem, na certeza de que “Deus não nos tem dado espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação” (2 Tm 1.7)!
Que Amor Onipotente de Deus nos acompanhe e fortaleça com o poder para amar e transformar, tanto nossos sentimentos quanto as vidas. Amém!

Pastora Cristina Scherer

Paróquia Litoral Norte Catarinense,
São Francisco do Sul –SC. 


Autor(a): Pa. Ma. Cristina Scherer
Âmbito: IECLB / Sinodo: Norte Catarinense / Paróquia: São Francisco do Sul (Litoral Norte Catarinense)
Área: Missão / Nível: Missão - Coronavírus
Testamento: Novo / Livro: Timóteo II / Capitulo: 1 / Versículo Inicial: 7
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 57996
REDE DE RECURSOS
+
A palavra 'orai' nada mais significa do que 'pedi, clamai, buscai, batei, fazei barulho!' É preciso que assim façamos a cada momento, sem cessar.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br