Curas na Igreja

21/10/2008



Muitas pessoas afirmam que nas igrejas da IECLB não acontecem curas. Usam este argumento para explicar por que nossa Igreja não cresce numericamente. No entanto, esta não é uma afirmação verdadeira. Em cada culto, em cada reunião da OASE ou de outros grupos, acontecem curas. Mas, são curas discretas, silenciosas, que muitas vezes não são vistas como tal nem pela pessoa que a recebeu.

No entanto, existe um outro fator em nossas igrejas, que pouco tem sido considerado e sobre o qual não podemos argumentar com números e estatísticas: a quantidade de pessoas que deixam de ficar doentes por causa da participação nas atividades da Igreja. Quando o Evangelho é pregado, o Espírito Santo age e realiza suas obras. Pouco se fala, no entanto, de quantas doenças têm sido evitadas para os membros da nossa Igreja, por que nelas agiu preventivamente o Espírito Santo.

Algumas vezes esta ação foge ao nosso conhecimento e à nossa razão. No entanto, na maioria das vezes a ação preventiva leva a pessoa a conscientemente abster-se de procedimentos de risco, a afastar-se de práticas que trazem conseqüências danosas para a saúde. Na Paróquia do ABCD temos, por exemplo, pessoas com muito conhecimento de alimentação natural. Em nome e por causa do Evangelho, estas pessoas substituíram determinados alimentos que sabidamente fazem mal por outros mais harmônicos com o corpo humano, e com isso diminuíram consideravelmente os riscos de contrair doenças.

Mas, a ação do Espírito Santo não se manifesta somente na questão dos alimentos. Também tem a ver com postura, com a forma como se lida com o corpo. Aprender a sentar corretamente, aprender a subir e descer escadas, aprender a deitar-se e a sair da cama: tudo isso tem como conseqüência uma saúde melhor. Dores na coluna, dores de cabeça, problemas de circulação do sangue e problemas musculares, que trazem tantos danos para tantas pessoas são evitados quando a pessoa participa da nossa Igreja e se deixa guiar pela ação curadora do Espírito Santo.

Por fim, chamo a atenção para o fato de que não só dores e doenças físicas são evitadas pela ação do Espírito Santo através do Evangelho. Muitas dores emocionais (que, segundo os pesquisadores, são responsáveis por 75% das doenças físicas), são eliminadas nos cultos, encontros e reuniões que acontecem em nossas igrejas. Não temos números nem estatísticas destas ações, nem fazemos alarde nem propaganda delas, mas em cada Comunidade, em cada núcleo elas acontecem e devemos ser gratos/as pelas ações de Deus lá onde Deus quer e onde muitas pessoas dizem não acontecer nada de divino.

Pastor Carlos Musskopf – Pastor da IECLB na Paróquia do ABCD, Santo André/SP


Autor(a): Sínodo Sudeste
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 8376
REDE DE RECURSOS
+
A Bíblia é uma erva: quanto mais se manuseia, mais perfume ela exala.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br