Culto: Hosana ao Filho de Davi!

Domingo de Ramos

05/04/2020

Hosana ao Filho de Davi! Bendito o que vem em nome do Senhor! Hosana nas alturas!
Pregação de Mateus 21.1-11
O povo de Israel estava esperando o Messias, aquele que os ajudaria. Viviam uma situação complicada, para muitos miserável. Tinham colocada a sua esperança na profecia de que viria um enviado de Deus, que trocaria a situação. Muitos tinham se colocado no lugar do Messias, mas nenhum era realmente aquele enviado por Deus.
Os peregrinos vão a celebração a festa da Páscoa em Jerusalém e Jesus vai ao seu encontro. Ele também quer celebrar a Páscoa com os discípulos. Em seu caminho as multidões de peregrinos o reconhecem, muitos sabem quem é Jesus o que ele fez, o que ele falou. Agora vem os seus desejos sendo cumpridos. O Rei se dirige a Jerusalém para dali governar.
Muitas pessoas reconhecem a Jesus como aquele que teria que vir, como o enviado de Deus e por isso ao encontra-lo o celebram e arrumam o caminho. Colocam as suas esperanças nele, esperanças de um novo tempo, tempo longe da opressão e do sofrimento.
Mas, acontece uma troca. Aquelas multidões que celebram a entrada de Jesus ficam mudas, vão dar as costas a Jesus ou até mesmo começarão a gritar: crucifica-o! Jesus não preencheu as expectativas de forma adequada. Não jogou fora o império opressor, não resolveu todos os problemas do povo, não se tornou um rei como eles esperavam.
Nós hoje esperamos por nosso Messias, nosso Salvador. Colocamos nossas expectativas em Deus, em meio à pandemia queremos que Deus passe perto de nós e aja. Queremos que o Salvador troque a nossa situação tão complicada. Queremos voltar à normalidade. Cada galho verde simboliza esses clamores. Que Deus venha e passe por aqui, passe perto de mim. Que Deus me escute e atenda o meu pedido.
Procuramos por Messias, por Salvadores que nos deem respostas adequadas ao que queremos. Não queremos sofrer com a doença, não queremos sofrer com problemas econômicos, não queremos estar encerrados. A quem nós acudimos? A quem nós damos ouvidos? A quem nós reconhecemos como nosso Messias e Salvador?
Nós também neste dia acolhemos Jesus e também clamamos: Bendito o que vem em nome do Senhor. Mas, por quanto tempo? Também nós nos esqueceremos de Jesus? Será que ao finalizar o vídeo, continuaremos a procurar por um Messias mais adequado as suas vontades?
Convido a que os galhos verdes sejam sinal de lembrança de quem é realmente o bendito que vem em nome do Senhor. Que em meio à nossa desesperança possamos lembrar que Jesus já fez o caminho a Jerusalém, que nós já temos um Messias em quem confiar e a quem acudir. E que nele possamos encontrar a luz no fim do túnel. Que Deus nos ajude. Amém.


Autor(a): P. José Kowalska
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Rio de Janeiro - Bom Samaritano (Ipanema-RJ)
Área: Missão / Nível: Missão - Coronavírus
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo da Páscoa
Testamento: Novo / Livro: Mateus / Capitulo: 21 / Versículo Inicial: 1 / Versículo Final: 11
Natureza do Texto: Liturgia
Perfil do Texto: Celebração
ID: 55869
MÍDIATECA
REDE DE RECURSOS
+
Desde o nascer até o pôr do sol, que o nome do Senhor seja louvado!
Salmo 113.3
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br