Culto em Casa - Missão no Ar

19/11/2011

O programa Culto em Casa tem sido transmitido regularmente há vários anos. É, na verdade, um programa que quer levar a mensagem de Cristo e um pouco do que é ser Igreja aos nossos ouvintes. Este programa é transmitido via ondas de rádio para os receptores que podem estar em suas casas, carros, hospitais, ancionatos, empresas, apartamento entre outros locais.

Atualmente, o programa é transmitido da igreja onde o culto está sendo realizado, por meio de conexão via internet, até a Rádio Colon AM 1090 kHz de onde é distribuído para toda a região. Isso nos faz lembrar de diversas barreiras técnicas vencidas para que a transmissão ocorra com qualidade. Pessoalmente, já estive ao lado da ponte pênsil no Município de Barra Velha e na praia da Salina, em Barra do Sul, e graças a uma antena e um rádio de bom alcance acompanhei o programa gerado em nossas paróquias.

Quando iniciamos as transmissões era bem diferente, o sinal era enviado para a rádio através de um cabo telefônico que era ligado à mesa de som da paróquia indo até a mesa de som da rádio que transmitia o culto. O cabo era trocado a cada mês. Essa instalação, pela sua distância, gerava inúmeros problemas, como por exemplo, o roubo de cabos nos postes. A umidade e a chuva também causavam ruídos na transmissão, e uma pessoa tinha que ficar disponível no estúdio para, caso a transmissão por cabo não funcionasse, realizar o programa ao vivo. Foram tempos difíceis...

Porém, com a graça de Deus aprendemos muito, sobre cultos radiofônicos, linhas telefônicas, transmissão via rádio, entre outras coisas. Atualmente, usamos a mesma tecnologia utilizada por muitos de nós para falar com nossos amigos e familiares espalhados ao redor deste planeta. A transmissão via internet nos permite muito mais mobilidade. Agora, por exemplo, podemos transmitir um culto de uma paróquia diferente a cada domingo, permitindo com isso que os programas sejam mais dinâmicos e os nossos ouvintes possam ter contato com paróquias que antes não eram atingidas pelas dificuldades com os cabos telefônicos.

Para uma perfeita recepção seguem algumas recomendações:

 A transmissão é realizada por uma rádio do tipo AM (Amplitude Modulada) que é diferente de uma rádio do tipo FM (Frequência Modulada), ou seja, a antena dos receptores AM fica na parte interna do aparelho (não é aquela antena externa, telescópica), portanto não adianta mexer nesta para melhorar a transmissão; é necessário virar todo o aparelho ou até mudá-lo de local pra que a recepção seja melhor.

 Os celulares conseguem captar sinais de rádios FM porque usam o cabo do fone de ouvido como antena, porém, como não possuem a antena para captar sinal AM, não é possível ouvir estas rádios.

 Em casa: quando os rádios estão sintonizando frequências AM, sofrem interferências geradas pelas ondas harmônicas que se formam na rede elétrica de uma casa. Quando você liga um liquidificador, um microondas, ou uma lâmpada fluorescente, por exemplo, a televisão apresenta chuviscos, são estas mesmas interferências que prejudicam as ondas do rádio.

 Os melhores rádios para captarem ondas AM são os rádios a pilha. Isso mesmo!Àqueles “radinhos” que acompanhavam nossos pais aos jogos de futebol. Rádios ligados na energia elétrica sofrem maiores interferências e ruídos, o que não acontece com os aparelhos a pilhas.

 No Carro: Muitos carros atualmente possuem comandos eletrônicos nos seus motores. Estes geram grandes interferências na recepção de sinal de rádio. Quando o motor está desligado a recepção é boa, mas quando ligado a transmissão fica ruim apresentando chiados e ruídos. Isto pode ser eliminado com um filtro colocado no cabo da antena, custa pouco e melhora muito.

 Barreiras: Há alguns locais em Joinville que existem depósitos de pedra ferro. São pedras pretas em barro bem vermelho, que funcionam como verdadeiras barreiras para sinais de rádio. Outras barreiras feitas pelo homem, como estruturas metálicas para telhados, telhas de metal, linhas de alta tensão, são exemplos de barreiras que tornam mais difíceis a recepção de sinais seja ele: rádio, celular ou televisão.

Pois bem, estas foram pequenas dicas e um pouco da história do programa Culto em Casa.

Quero aproveitar este momento para agradecer a todos que se envolvem nesta tarefa, de manter este programa tão importante no ar. Pessoas que na sua maioria são leigos no assunto, mas tem muita boa vontade e, principalmente, gostam de aprender e superar desafios. Parabéns a esta equipe! É meu desejo que 2012 seja um ano repleto de conquistas e bênçãos também neste campo missionário, pois, como o sinal é transmitido para toda a região, não sabemos quem está nos ouvindo, mas, com as dicas acima, com certeza nos ouvirá muito melhor.
 

COMUNICAÇÃO
+
ECUMENE
+
A fé não pode aderir ou agarrar-se a qualquer coisa que tem valor nesta vida, mas rompe os seus limites e se agarra ao que se encontra acima e fora desta vida, ao próprio Deus.
Martim Lutero
© Copyright 2025 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br