Culto de Véspera de Natal

Celebração

24/12/2007

DEUS ENFIM VIVE ENTRE NÓS!


“Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo: alegrai-vos. Perto está o Senhor.”
Isaías 40.3,10


Saudação

Canto 29 HPD1

Salmo 145
L Meu Deus e meu Rei, eu anunciarei a tua grandeza e sempre serei grato a ti.


L Ó Deus, cada geração anunciará à seguinte as coisas que tens feito, e todos louvarão os teus atos poderosos.
C Eles falarão da tua glória e da tua majestade, e eu meditarei nas coisas maravilhosas que fazes.
L Falarão da tua imensa bondade e cantarão com alegria a respeito da tua fidelidade.
C O SENHOR Deus é bom e cheio de compaixão; ele demora a ficar irado e tem sempre muito amor.
L O SENHOR é bondoso com todos e cuida com carinho de todas as suas criaturas.
T Todos falarão da glória do teu Reino e contarão a respeito do teu poder, para que todos os povos conheçam os teus atos poderosos e a grandeza e a glória do teu Reino.

Glória 20.1-2 HPD1

Oração de Confissão de Culpa

L Ó Deus de infinita bondade, que, assumindo nossa carne no seio de Maria, conhecestes e compreendestes a fraqueza humana. Ó Rei da paz, ó Luz nas trevas, ó imagem da nova humanidade, faze de nós, por tua misericórdia, uma só família. Transforma nossa vida para reconhecer-Te em cada pessoa. Ilumina nossos passos para trilhar os caminhos da Paz e da verdadeira fraternidade. Tu que és um com o Pai, no Espírito Santo. Amém.

Anúncio da Graça

L ”Somente em Deus, ó minh’alma, espera silenciosa; dele vem a minha salvação. Só ele é a minha rocha e a minha salvação, e o meu alto refúgio; não serei muito abalado. Somente em Deus, ó minha alma, espera silenciosa, porque dele vem minha esperança.” Salmo 62.1,2,5

Glória 20.3-4HPD1

Oração

C Querido e amado Deus, nos encontramos nesta noite de Natal. Deixamos para trás a correria deste fim de ano e viemos aqui com nossas famílias para celebrarmos juntos a festa da tua vinda. Que teu Espírito use este tempo, estas palavras, estas reflexões e estas músicas para nos aproximar de Ti. Pedimos que abras o nosso coração para que experimentemos um encontro profundo da nossa humanidade contigo. De tanto celebrar Natal, pode ser que tenhamos perdido a noção da importância desse tempo. Esteja conosco, Senhor, aqui e agora e nos abençoe. Amém.


Aleluia

Leitura Bíblica Mt 1.18-25

18 O nascimento de Jesus Cristo foi assim: Maria, a sua mãe, ia casar com José. Mas antes do casamento ela ficou grávida pelo Espírito Santo. 19 José, com quem Maria ia casar, era um homem que sempre fazia o que era direito. Ele não queria difamar Maria e por isso resolveu desmanchar o contrato de casamento sem ninguém saber.
20 Enquanto José estava pensando nisso, um anjo do Senhor apareceu a ele num sonho e disse: -José, descendente de Davi, não tenha medo de receber Maria como sua esposa, pois ela está grávida pelo Espírito Santo. 21 Ela terá um menino, e você porá nele o nome de Jesus, pois ele salvará o seu povo dos pecados deles.
22 Tudo isso aconteceu para se cumprir o que o Senhor tinha dito por meio do profeta: 23 “A virgem ficará grávida e terá um filho que receberá o nome de Emanuel.” (Emanuel quer dizer “Deus está conosco”.) 24 Quando José acordou, fez o que o anjo do Senhor havia mandado e casou com Maria. 25 Porém não teve relações com ela até que a criança nasceu. E José pôs no menino o nome de Jesus.

Aleluia

Mensagem (Árvore de Jessé)

Canto 14 HPD1

Confissão de Fé

C Cremos que, quando o mundo descobrir o menino que nasceu e crer nele, tudo será diferente. Cremos que o seu amor transforma e renova o mundo. Por isso, queremos agir em justiça e paz, esperança e fé - e, sobretudo, em amor. Cremos que Deus nos fortalece para a ação a partir de seu presente de Natal: Jesus. Porque Ele é Deus Forte. Cremos que ele nos dará a vida eterna, porque é o Pai da Eternidade. Cremos que, nele, teremos paz, porque ele quer a paz e é o Príncipe da Paz. Amém.

Avisos

Oração Final

L Senhor, te esperávamos maior e viestes na fragilidade de uma criança.
C Te esperávamos outra hora, e viestes no silêncio da noite.
L Te esperávamos poderoso como um rei, e viestes como ser humano frágil como nós.
C Te esperávamos de outra maneira, e viestes assim tão simples.
L Quase não havia quem te reconhecesse ao ver-te assim, tão humano.
C Nós havíamos feito uma idéia de ti e viestes, Senhor, rompendo com toda a nossa previsão.
L Dá-nos fé para crer em ti, e reconhecer-te assim, como vens.
C Fortalece nossa esperança para confiar em ti e termos sensibilidade para perceber como vens a este mundo.
L Ensina-nos a amar como tu amas, que sendo forte te fizeste fraco, para ser nossa força em todo o momento, hoje e sempre.

Pai Nosso

Bênção

L Que o amor de Deus, Salvador de todos os povos, se faça de novo presente como uma criança em cada homem e em cada mulher. Que o nosso mundo seja transformado em Seu Reino pela ação do Seu Espírito de amor. E que nossa vida seja plena de alegria porque, hoje, um menino nos foi dado! O mundo tornou a começar. Amém.

Envio

L Vamos em paz, irmãos e irmãs, andando sempre no caminho da vida e da verdade, que é Jesus.
C Estamos prontos a proclamar as Boas Novas do nascimento do Salvador, a ser sal da terra e luz no mundo, servindo ao Senhor na força do Espírito para a glória de Deus Pai. Amém.

Canto 13HPD1

(Liturgia moldada no Natal de 2007 pelo P. Marcos Aurélio de Oliveria e P. Cláudio Kupka)
 


Autor(a): Cláudio Kupka e Marcos Aurélio de Oliveira
Âmbito: IECLB
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo do Natal
Natureza do Domingo: Natal
Perfil do Domingo: Véspera de Natal
Natureza do Texto: Liturgia
Perfil do Texto: Celebração
ID: 11954
REDE DE RECURSOS
+
Quem está unido com Cristo é uma nova pessoa.
2Coríntios 5.17
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br