CULTO DE TOMÉ
Daniele Haak – Paróquia da Paz
No dia 07 de julho, a Paróquia da Paz realizou o Culto de Tomé, cuja origem é a Finlândia. Lá um grupo de pessoas se reuniu, à procura de um Culto agradável e que lhes oferecesse forças para a vida de cada dia.
O culto possui uma dinâmica diferente, pois a efetiva participação da comunidade é essencial para alcançar a proposta diferenciada desta celebração.
A intenção deste culto é ser um local onde podemos chegar, com nossas dúvidas, perguntas, críticas e angústias dos nossos dias, principalmente no contexto urbano.
O Culto de lhe oferece: tempo. Tempo para ouvir seu íntimo, para o silêncio, para a saudade, para dúvidas, incertezas e perguntas. Somos convidados a tomarmos tempo, participando das Estações das orações, conforme abaixo:
- Estação das Intercessões Escritas – Cada um dirige-se à mesa, e se serve de caneta e das folhas, escreve sua oração, após, dobra o papel e deposita-o nos cestos para tal. Ao final deste tempo, o cesto com as orações será levado ao altar principal. As orações não serão lidas, mas sim levadas a Deus, que tudo o sabe, na oração final, e, após o Culto, elas serão incineradas.
- Estação da Oração pelo Mundo – neste altar queremos orar em favor do nosso Mundo. Para tanto, temos um Mapa ‘Mundi’, uma cruz, confeccionada com figuras de violência, destruição, acidentes, educação, família, etc... e ao orar, ascendemos lembrando que Jesus Cristo é a luz do mundo.
- Estação das orações individuais no altar principal – Cada qual é convidado a dirigir-se à este altar, pegar uma pedra e depositá-la sobre o altar principal, em simbologia as nossas dificuldades. Aqui também acendemos uma vela – lembrando que Jesus Cristo é a luz do nosso caminho..
- Silêncio Meditativo – Durante toda a meditação, você tem a possibilidade de, espontaneamente, ir a qualquer uma das estações citadas anteriormente, ou, se assim o preferir, pode ficar em seu lugar, em silêncio, meditando, orando...
O culto de Tomé, realizado pela segunda vez na Paróquia da Paz, foi bem recebido pela comunidade e foi abrilhantado pelo Vocal da Paz e pelo Instrumental da Paz.
Se você não conseguiu ir ao culto neste domingo (e também para aqueles que foram), receba na sua casa, escola ou trabalho a benção por meio da Pastora Eli Deifeld, da Paróquia da Paz, veja o vídeo abaixo:
http://www.youtube.com/watch?v=KDVd9aWXCX4
“ Oremos pelas pessoas envolvidas com este evento! Que Deus estenda a sua mão sobre elas! ”