Culto da Semana da Pessoa com Deficiência - Tema: "Igreja Viva, Comunidade Inclusiva"

Caderno de Subsídios - Semana Nacional da Pessoa com Deficiência - 2012

01/08/2012

Culto Eucarístico

26 de agosto/ 13° Domingo após Pentecostes

Culto da Semana da Pessoa com Deficiência

Tema – “Igreja Viva, Comunidade Inclusiva”

 

LITURGIA DE ABERTURA

Prelúdio

Canto - 478 HPD2

Acolhida

L : “Jesus disse aos seus discípulos: ’Quem vos acolhe, acolhe a mim, e quem me acolhe, acolhe Aquele que me enviou’”. Mateus 10.40

Viver é acolher constantemente a vida que vem de Deus. É acolher com o coração agradecido aquilo que nos é dado com amor.
Também é dar graças a Deus pela vida que insiste em pulsar em nossos corpos, mesmo limitados e frágeis. É comprometer-se com gestos acolhedores que incluem, consolam e reconciliam. É insistir em esforços para construir acesso e passagem para que a comunidade possa celebrar.

Bem-vindos e bem-vindas a este encontro com Deus!

Celebremos e agradeçamos a vida, presente de Deus!

Canto - 249 HPD1

Saudação Apostólica

L : Que a graça de nosso Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo sejam com vocês...

C : E também com você.

Confissão de Pecados

C : Deus da vida, sou teu filho, sou tua filha. E me encontro diante de ti para confessar minha culpa. Quero confessar minha raiva, minha mentira e covardia, minha negligência e impaciência, minha falta de amor. Quero confessar minha desconfiança, minha infidelidade, minha futilidade. Preciso confessar ainda minha barganha, meu descuido e minha acomodação. Senhor, há pecados em mim que nem lembro mais. Creio, meu Deus, que tu perdoas todos os pecados.

Ó Deus de compaixão, lava-me de toda falta e tem misericórdia de mim. Amém!

Canto - 453 HPD2


Anúncio da Graça

L : “... muito mais o sangue de Cristo que, pelo Espírito eterno, a si mesmo se ofereceu sem mácula a Deus, purificará a nossa consciência de obras mortas para servirmos ao Deus vivo.” (Hb 9.14b)
Assim vos anuncio o perdão dos pecados em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Oração

C : Deus de bondade e plenitude, tu que acolheste com amor e esperança teu povo desde o Egito até nossa geração. Tu que conferes vida a cada filho, a cada filha. Vem, com tua presença, abraça cada um e cada uma de nós, e que, como comunidade viva, saibamos incluir
todas as pessoas, respeitando as diferenças. Isto te pedimos, em nome do teu Filho Jesus Cristo, nosso Senhor, que contigo e com o Espírito Santo, vive e reina para sempre. Amém!

 

LITURGIA DA PALAVRA

Canto - 379 HPD2

Leitura Bíblica - Salmo 139.1-18

Aclamação do Evangelho

L : Jesus Cristo diz: – “Eu sou a videira, e vocês são os ramos. Quem está unido comigo e eu com ele, esse dá muito fruto porque sem mim vocês não podem fazer nada.” (João 15.5) Aleluia!

Canto - 353 HPD2

Leitura do Evangelho - João 15.1-10

Prédica

Canto - 431 HPD2

Oração Geral da Igreja

L : Graças, Senhor, pelas pedras removidas do caminho de nossas vidas, libertando-nos para um caminhar seguro. Obrigado pelas barras que apóiam e sustentam os nossos corpos, e pelos esforços para promover a acessibilidade em nossas construções, instituições e templos.

Graças, Senhor, pelas palavras e olhares desprovidos de preconceito. O acolhimento recebido de uma comunidade é como um manto suave e leve, que aproxima, aquece e inclui.

Graças, Senhor, pelos sorrisos e abraços cheios de ternura e paz, que alegram os corações, nos enchem de perfume e esperança e nos animam para a convivência fraterna.

Graças, Senhor, pela mobilização, pelo amor e pela dedicação de todas as pessoas e comunidades que fizeram e fazem parte da igreja viva de Jesus Cristo, por trilharem caminhos inclusivos, onde todas as pessoas podem viver dignamente e se sentirem acolhidas.

Deus de amor e graça, tu acolhes a todas as pessoas e ensinas a sermos comunidade viva e inclusiva. A força de teu Espírito possibilita vida digna, justa e participativa para todas as pessoas. Por isto, agradecemos cantando...

Graças, Senhor! Graças, Senhor!
Por tua bondade, teu poder, teu amor: Graças Senhor!

Senhor, pedimos que ilumines a tua igreja, para que seja verdadeira no anúncio e na prática do Evangelho, oportunizando vida digna e inclusiva para todas as pessoas. Pedimos pelas autoridades civis para que governem, com justiça e sensibilidade, os povos e as nações.

Senhor, pedimos que libertes as pessoas da opressão e de todas as formas de violência e exclusão, para que vivam com dignidade e paz. Intercedemos também, Deus acolhedor, por nossas comunidades, para que, na convivência diversa e fraterna, trilhemos caminhos que respeitam a diversidade, a humanidade, a fragilidade e a limitação.

Que a inclusão seja resposta, em palavra e ação, da vida por ti conferida a todas as pessoas. Acolhe com teu manto protetor as intercessões desta comunidade e de cada pessoa. Atende-nos segundo o teu querer. Amém!


LITURGIA DA CEIA DO SENHOR


Ofertório


Deus nos alimenta com vida. Experimentamos isso de maneira especial na ceia que ele oferece e para a qual todas as pessoas são convidadas. Deus nos chama para partilhar, com gratidão, a vida e tudo o que ele nos concede generosamente.

Nossa oferta de gratidão, nesta celebração, se destina ao Trabalho Junto às Pessoas com Deficiência, coordenado pelo Programa Diaconia Inclusão da Secretaria da Ação Comunitária da Secretaria Geral da IECLB. Enquanto o pão e o fruto da videira são trazidos à mesa e as ofertas são recolhidas, cantemos...

Canto - 358 HPD2


Oração do Ofertório


L :Louvado sejas, Deus da vida, por este pão e por este fruto da videira, frutos da tua criação. Que o pão e o vinho sejam recebidos por nós para nossa salvação.


Oração Eucarística


L : Deus generoso e reconciliador, tu és digno de louvor, pois tua vontade é que todas as pessoas sejam acolhidas e compartilhem das dádivas da vida. A ti, todo louvor e toda a glória! Louvamos-te e adoramos-te, pois temos a garantia da tua acolhida e presença nesta comunhão.

Jesus, na noite em que foi traído, sentado com seus discípulos e tomando o pão, disse: Isto é o meu corpo, que é dado por vós; fazei isto em memória de mim. Tomando também o cálice, continuou dizendo: Este cálice é a nova aliança no meu sangue derramado em favor de vós; fazei isto, todas as vezes que o beberdes, em memória de mim.

Derrama sobre nós, ó Deus, teu Santo Espírito. Dá que, partilhando deste pão e bebendo deste cálice, sejamos alimentados e fortalecidos na fé. Acolhidos por ti nesta comunhão, ensina-nos, dia por dia, a sermos comunidade justa, inclusiva e acolhedora.

Somos muita gente neste mundo de Deus! Somos diferentes. Nossos dons são distintos. Mas, em Cristo, somos irmãos e irmãs. Ao estender nossas mãos à outra pessoa, recebemos a mão do próprio Cristo.

Oremos, de mãos dadas, a oração que Ele nos ensinou.

Por Cristo, com Cristo, em Cristo, seja a ti, Pai, todo-poderoso, na unidade do Espírito Santo, toda honra e toda glória, agora e sempre.
Amém, amém, amém.


Pai Nosso


Gesto da Paz


Fração


L : O pão, pelo qual damos graças e que partimos, é a comunhão do corpo de Cristo. O cálice, pelo qual damos graças, é a comunhão do sangue de Cristo.
Convite


L : Este é o Cordeiro de Deus, aquele que tira o pecado do mundo.
Venham, pois tudo já está preparado.


Comunhão


Oração pós-comunhão


L : Graças te rendemos, ó Deus, porque vieste a nós nesta ceia que nos fortalece e nos reconcilia. Concede-nos ânimo e esperança para sermos igreja viva. Que possamos seguir confiantes na promessa de que tu nos acolhes e nos incluis no teu amor e sempre estás conosco.
Por Cristo, teu Filho amado e nosso Senhor. Amém!

Canto - 440 HPD2

 

LITURGIA DE DESPEDIDA


Avisos


Bênção

L : Que o vento sopre suave sobre nossa vida, trazendo sempre o aroma da paz.
Que a chama do Espírito Santo aqueça nosso coração, deixando-o sempre pleno de ternura.
Que a palavra que sair de nossos lábios e as que visitarem os nossos ouvidos levem e tragam sempre o som de uma bênção. Amém!


Envio


L : Vamos na paz do Senhor. Sigamos confiantes, sendo Igreja Viva!


Liturgia moldada por

Diác. Nádia Mara dal Castel de Oliveira
Ministra em atividade na Paróquia dos Apóstolos
Joinville/SC

Índice do Caderno de Subsídios da Semana Nacional das Pessoas com Deficiência - 2012


 

REDE DE RECURSOS
+
Porque nem eu nem tu jamais poderíamos saber algo a respeito de Cristo ou crer nele e conseguir que seja nosso Senhor, se o espírito não o oferecesse e presenteasse ao coração pela pregação do Evangelho.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br