O Culto que deu início à Semana da Reforma será lembrado por muitos pela exímia participação dos corais e instrumentistas. Cinco corais estavam presentes e a comunidade, somaram ao todo mais de 600 vozes. Os coralistas foram acompanhados por violinos, trombones, trompetes, piano e flautas.
Os regentes Cladis Steuernagel, Dieter Pabst, Rafael Huch e Tecla Ponick se dividiram na condução do culto na parte musical.
O prelúdio já anunciava o caráter especial do culto, juntos os Corais Apóstolos-Martin Luther e Cristo Redentor cantaram “Ressurreição”, sob a regência de Rafael Huch. Ao decorrer do culto a comunidade foi acompanhada pelo Grupo Vocal da Paz e demais convidados, sob a regência de Cladis Erzinger Steuernagel.
A música “Castelo Forte”, composição de Lutero mais conhecida no Brasil, foi entoada por todos os corais e por todos os membros, elevando ao máximo seu louvor ao Senhor a uma só voz.
Durante a Santa Ceia, o Vocal da Paz e convidados, cantaram a música “Vou Cantar teu Amor”. Composta pelo Padre Fábio de Melo a música é uma verdadeira confissão do amor que temos em servir o Senhor.
Ao final, o Coral São Mateus (regido por Tecla Ponick) e Coral São Marcos encerram o culto, sob a regência de Dieter Pabst, cantando “Aleluia” de Händel.
O resultado desta junção foi a prova viva de que a música realmente tem o poder de elevar nosso espírito e nos aproximar ainda mais ou cada vez mais de Deus.
Que Deus abençoe estes músicos e lhes dê ânimo para que continuem firmes no propósito de adoração também através da música.
Daniele Haak
Par. da Paz