Realizou-se no último dia 17 de setembro de 2013, dentro da programação das festividades Farroupilhas da cidade de Ernestina o Culto Campeiro Ecumênico celebrado pelos Pastores Jonas Ronei Gunsch (IECLB – Paróquia de Ernestina) e Alex Ziemann (IELB – Paróquia de Não Me Toque), tendo como local o CTG Tropeiro Velho.
O Culto iniciou-se as 19:00 horas com uma saudação por parte do patrão do CTG Tropeiro Velho Sr. Everton Goedel, quando o mesmo agradeceu a presença de todos e passou a palavra ao pastor Alex para dar inicio a celebração.
Diversas pessoas das duas igrejas participaram da celebração trazendo ao altar alguns símbolos, tais como: vela que simboliza a Luz de Deus em nossas vidas; a Bíblia, Palavra de Deus que nos orienta; flor, gaita, pão, churrasco, símbolos que lembram nosso Rio Grande do Sul. Também contamos com a participação especial do Coral Municipal de Ernestina que cantaram belas musicas e hinos com melodias gaúchas conhecidas, porém com letras que lembram o viver cristão.
O Pastor Jonas trouxe uma mensagem baseado em Lucas 15, que no original Jesus fala do resgatar a ovelha perdida, mas que para esse culto foi adaptado para um linguajar campeiro, lembrando assim o resgate de parte de uma tropilha. A partir desta mensagem de Jesus, refletimos a importância de hoje resgatarmos os desgarrados buscando assim ter um só rebanho sob os ensinamentos do mesmo Pastor, ou seja, Jesus.
O culto encerrou por volta das 20:00 horas onde os Pastores e a patronagem do CTG Tropeiro Velho agradeceram a presença de todos e convidaram para participarem de um delicioso jantar campeiro. Após o jantar houve ainda uma linda apresentação da invernada artística do CTG Unidos pela Tradição de Ernestina.