Cores e desafios cristãos

26/01/2017

Existirá beleza mais exuberante e misteriosa que a de um arco-íris? Aquele arco colorido estendido no céu fascina. Gera curiosidade. Desde os tempos mais antigos, os seres humanos olhavam-no contemplando e também se perguntando: como ele aparece?

A ciência moderna nos ajuda a entender esse fenômeno espetacular. O arco-íris surge quando a luz do sol sofre refração, ou seja, quando a luz branca solar é atravessada por uma gota d'água da atmosfera. A luz branca é uma mistura de várias cores. Quando a luz atravessa uma superfície líquida - no caso, a gota da chuva - a refração faz aparecer o espectro de cores: violeta, anil, azul, verde, amarelo, laranja e vermelho. Eis o arco-íris!

Para nós cristãos, o arco-íris é mais que um simples fenômeno da natureza. O arco-íris foi intitulado por Deus como arco-da-aliança, logo após o Dilúvio, como nos testemunha a passagem bíblica de Gênesis 9.8-7.

Conta-nos o livro do Gênesis que a humanidade havia se tronado perversa. E Deus que havia contemplado sua bela Criação agora se decepciona ao ver a violência, o caos e o ódio na terra. Porém, no mundo, existia um homem com sua família que ainda temia e amava a Deus. Esse homem era Noé. Noé era a única pessoa que fazia o que era certo diante dos olhos de Deus (Gn 7.1). A Criação é destruída pelo dilúvio. Porém, a família de Noé juntamente com a arca é poupada.

Terminadas as chuvas, como agradecimento, Noé constrói um altar para Deus. Nesse momento Deus promete que nunca mais iria inundar a Terra e depois de cada chuva seu arco apareceria nas nuvens. Este seria o símbolo da aliança estabelecida entre Deus e todo ser vivente. Deus diz: “Também nunca mais destruirei todos os seres vivos, como fiz desta vez. Enquanto o mundo existir, sempre haverá semeadura e colheita, frio e calor, verão e inverno, dia e noite” (Gn 8.22).

O Arco-íris é a aliança que Deus faz com seu povo, com todos os seres vivos. É sinal da vida abundante que Deus deseja. A vida se revela multicolor. A vida é cheia de matizes... Cada cor um significado, cada cor um desafio para a nossa vida cristã:

VIOLETA: o violeta remete respeito, dignidade, devoção, piedade, sinceridade, espiritualidade, purificação e transformação. O violeta significa espiritualidade e intuição. Ela é vista como a cor da inspiração espiritual. É uma cor que nos lembra que podemos e devemos buscar Deus. Que o violeta lembre que precisamos buscar a Deus!

ANIL: O anil é um roxo pendendo mais para o azul. Essa cor simboliza respeito, dignidade, devoção, piedade, sinceridade, espiritualidade, purificação e transformação. É um convite para deixar-se transformar pelo Espírito Santo de Deus diariamente.

AZUL: É a cor do espírito e do pensamento. Simboliza a lealdade, a fidelidade, a personalidade e sutileza. Simboliza também o ideal e o sonho. Que o azul desperte em nós cristãos a vontade de sonhar: Sonhar com o reino de Deus, sonhar com o fim das guerras, da violência. Sonhar com mais amor, felicidade nos lares, igualdade social.

VERDE: O verde significa vigor, frescor, esperança e calma. O verde é uma cor calmante que harmoniza e equilibra. É a cor universal da natureza, atualmente está muito associado a temas ecológicos. É a cor da sustentabilidade e da ecologia. O verde nos conclama a preservar a natureza e a criação de Deus: essa é uma missão de todos nós!

AMARELO: O amarelo é uma cor que desperta, que expressa leveza, descontração, otimismo. Simboliza criatividade, jovialidade e alegria. É a cor do sol, da luz. Essa cor nos chama para nos alegrar. Ser cristão é buscar até nas adversidades da vida, uma alegria genuína. Que nossas vidas, possam transbordar de alegria!

LARANJA: O laranja nasce da mistura exata entre o amarelo e o vermelho. É uma cor ativa que significa movimento e espontaneidade. O laranja simboliza encorajamento, comunicação, da confiança. É cor das pessoas que creem que tudo é possível. Por isso, estejamos prontos para confiar de que o Deus da Aliança, que nos recebeu no batismo, segue nos amparando.

VERMELHO: O vermelho é a cor da paixão, do amor e do coração. A palavra ‘vermelho’ deriva do latim vermis, “verme, pequeno animal”. E tem relação com a época em que se fazia a extração de pigmento vermelho de moluscos. A vida dos cristãos se resume a amar a Deus e amar ao próximo como se ama a você mesmo. Esse é o resumo dos 10 mandamentos. É a regra básica da vida abundante que Deus deseja para sua criação. E a cor vermelha nos compromete com essa grande responsabilidade.

O arco-íris nos lembra que Deus deseja a vida plena e abundante para todos os seres viventes. Busquemos a Deus, deixemo-nos transformar por Ele. Sonhemos com dias melhores, preservemos a vida, alegremo-nos com a beleza da vida. Confiemos em Deus e amemos incondicionalmente. E assim, a nossa vida brilhará multicolor como um arco-íris. Amém.

 


 


Autor(a): P. Gerson Acker
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 41019
REDE DE RECURSOS
+
A fé não pode aderir ou agarrar-se a qualquer coisa que tem valor nesta vida, mas rompe os seus limites e se agarra ao que se encontra acima e fora desta vida, ao próprio Deus.
Martim Lutero
© Copyright 2025 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br