Ano de Eleições
Queridas e queridos leitores d'O Caminho! Estamos em meados de um ano cheio de informações e meias informações. 2014 iniciou com muito agito e perspectiva. É ano de eleição e escolha de lideranças que nos querem conduzir pelo caminho. Já passamos por eleições em comunidades, paróquias, sínodos e teremos ainda eleições na IECLB.
Também estamos nos aproximando das eleições de deputados estaduais e federais; senadores, governadores e presidente. Somos colocados diante de múltiplas escolhas e desafios. Como pessoa pensante, cabe-nos decidir quem melhor nos representa e com quem vamos seguir no “caminho da vida”.
Olhar crítico
Sabemos que Cristo é o caminho. Com ele está a verdade e a luz. Mas, no contexto em que vivemos é exigida mais do que nunca a sensibilidade crítica e analítica, para saber o que é verdade e o que é luz, com que focamos o caminho. Quero motivá-los para a leitura e análise crítica diante das informações que nos traz diuturnamente a “grande mídia”, através da TV, rádio e jornais. Ela nos conduz pelo caminho do pecado, através da desinformação, mentira, falsidade e calúnia.
Também nós, com muita facilidade, cooperamos na divulgação de notícias que não contribuem para a comunhão e a paz. Quando? Quando com o simples clique do mouse reenviamos assuntos que não condizem com a verdade. Assim propagamos falsos testemunhos sem analisar as consequências... que podem ser trágicas, dependendo do contexto em que vivemos.
A verdade liberta
Como cristãos, vamos cuidar para que a verdade continue soberana, pois ela contribui para a libertação. E é assim que clamamos: “Dá-nos, Senhor, teus olhos que enxergam a verdade”.