Copa do Mundo 2014 Brasil - Liturgia 5

Liturgia

02/07/2014

Copa do Mundo 2014 Brasil

Liturgia 5


Elaborada por P. Matthias Tolsdorf
(Pastor da Igreja Evangélica da Alemanha que atua na IECLB)

(Esta liturgia não prevê a Celebração da Eucaristia. As canções podem ser mudadas para outras que sejam mais conhecidas pela comunidade local. As duas canções compostas para este período da copa, Kyrie e Aleluia, e o Credo podem ser encontradas no Portal Luteranos*. É previsto que os clamores do kyrie sejam “ilustrados” com objetos que precisam ser providenciados antes do culto. Sugerimos que se faz uma seleção de alguns dos clamores sugeridos. No texto da liturgia, as palavras escritas em negrito, são ditas por todas as pessoas da comunidade.)

* Kyrie: Letra e Partitura
Aleluia: Letra e Partitura
Credo: Letra e Partitura


 

Prelúdio

Boas Vindas

Saúdo a todos e todas no início deste culto! Qual a motivação que os trouxe até aqui? A paixão pelo futebol? O interesse pela Copa em geral? Ou as saudades de Deus? Diferentes motivos nos moveram, pois somos indivíduos – pessoas diferentes com desejos, caráteres e opiniões diversos. Mas, diante de Deus, somos um povo, uma família que deveria procurar a união e cultivar a solidariedade e, assim, revelar o amor unificador de Deus. Salmo 133, que nos acompanhará durante este culto, fala desta união:

Como é bom e agradável que o povo de Deus viva unido como se todos fossem irmãos!
(Salmo 133,1)

Nestes dia, comunidades de torcedores se reúnem ao redor de todo planeta para assistir jogos em conjunto e torcer pelo seu time.

No nosso país – anfitrião desta copa – está acontecendo também a reunião da „Comunidade Internacional“. Além dos torcedores que vieram dos mais diversos cantos do mundo, nosso próprio povo já é uma sociedade composta de diversas etnias, culturas e nações... Somos descendentes dos povos indígenas – da população original deste chão; de imigrantes europeus e asiáticos e de escravos que foram trazidos forçadamente da África.

E hoje, a copa se tornou motivo para nós nos reunirmos como Comunidade Cristã para celebrarmos culto.

Neste culto, queremos celebrar a copa do mundo como oportunidade de encontro de povos, nações e culturas e o amor de Deus como força que anima e capacita para verdadeira comunhão.

Saudação Trinitária

Deus, fonte criadora da vida,
abre tuas asas sobre nós para nos proteger;
acende teu fogo entre nós para nos animar;
sopra tua brisa leve e teu vento forte para impulsionar a trabalharmos contigo e renovar toda a Criação.
Por Jesus Cristo, que contigo e com o Espírito Santo vive de eternidade a eternidade.
Amém.

Oração com Salmo 133

Queremos nos dirigir a Deus em oração, cultivar e expressar nossa alegria e agradecer pela comunhão existente cantando com as palavras do Salmo 133:

Canção (HPD II, nº 395): Vejam que belo, como é tão bom...

Clamor pelas Dores do Mundo

Queremos nos dirigir a Deus, que se alegra conosco quando estamos alegres, mas também nos acompanha fielmente nos momentos de sofrimento e aflição. Coloquemos nosso clamor pelas dores do mundo diante dele e peçamos: Tenha misericórdia de nós, Senhor:
(Os objetos para ilustração dos clamores podem ser mostrados durante o clamor ou podem ser levados para o altar. Seguem diversos exemplos para clamores.)

L. (mostra uma bola de futebol): Pelo nosso país, anfitrião desta copa, pela injustiça social e pela corrupção que tormenta nossa sociedade. Nós te pedimos:

Tenha misericórdia de nós, Senhor.

L. (mostra um martelo): Pelos desempregados no mundo, que carecem de fundamento, sustento, alegria e sentido para a vida e, por isso, perderam esperança e perspectiva. Nós te pedimos:

Tenha misericórdia de nós, Senhor.

L. (mostra um pedaço de lona preta): Pelos incontáveis desabrigado aqui no Brasil e no mundo todo, pelas vítimas de catástrofes, pelos refugiados e pelas pessoas vítimas de guerra, perseguição e violência. Nós te pedimos:

Tenha misericórdia de nós, Senhor.

L. (mostra um cartão vermelho): Pelas vítimas de jogo injusto e violento nesta copa. Nós te pedimos:

Tenha misericórdia de nós, Senhor.

L. (mostra uma garrafa de água): Pelas pessoas que sofrem com fome e sede ou que não tem acesso a comida saudável e água limpa. Nós te pedimos:

Tenha misericórdia de nós, Senhor.

L. (mostra um pote de barro quebrado): Pelas etnias perseguidas, dizimadas e marginalizadas pela colonização – aqui no Brasil e nas outras partes do mundo. Nós te pedimos:

Tenha misericórdia de nós, Senhor.

L. (mostra um artigo de jornal que aborda a violência entre torcedores na copa): Pelas vítimas de confrontos violentos entre torcedores, de racismo, fanatismo e intolerância. Nós te pedimos:

Tenha misericórdia de nós, Senhor.

L. (mostra uma seringa): Pelos dependentes químicos e pelas vítimas do trafico de drogas e dos crimes oriundos da dependência aqui no Brasil e no mundo. Nós te pedimos:

Tenha misericórdia de nós, Senhor.

L. (mostra uma nota de dinheiro): Pelas pessoas atraídas, enganadas ou raptadas para a prostituição forçada e o trafico de pessoas aqui no Brasil e no mundo. Nós te pedimos:

Tenha misericórdia de nós, Senhor.

L. (mostra um vaso com uma planta, p.ex. uma samambaia): Pela natureza explorada, p.ex., a floresta amazônica e pelas espécies ameaçadas de extinção. Nós te pedimos:

Tenha misericórdia de nós, Senhor.

Canção: Kyrie - Lusmarina Garcia

Não há bola na rede óh meu Deus!
Tristeza é que invade o coração,
O grito está calado, o peito arrebentado,
Transforma esse silêncio em canção
.

Glória a Deus nas Alturas – Canção Glória

Deus escuta nosso clamor e nunca nos abandona. Seu amor e sua fidelidade dão asas à nossa Esperança e nossa Alegria. Louvemos a Deus com o Glória da Comunidade Monástica e Ecumênica de Taizé/França:

Canção (HPD II, nº 346): Glória, glória, glória a Deus nas alturas...

Oração do Dia

Amado Deus, nosso querido Pai, nós te agradecemos pela revelação do teu amor e da tua vontade. Na vocação e no acompanhamento do teu povo escolhido, reconhecemos a tua vontade de se aproximar, acompanhar e unir pessoas. Através do nascimento, da vida e da morte de Jesus, nos provaste a tua fiel companhia em todas as situações da vida. Ao chamar e reunir os seus discípulos, Jesus também nos chama para a convivência solidaria. Envie-nos o teu Espírito Santo, que nos transforma - um grupo de indivíduos - em comunidade. Em nome de Jesus Cristo, teu Filho amado e nosso Senhor e Salvador. Amém.

Canção (HPD II, nº 327.1-4): No Espírito unidos…

Leitura da Epístola: Efésios 4.1-6

Leitura do Evangelho: João 2.1-11

Credo – Canção:

Creio, Senhor, que és Deus, Deus nosso Criador.
Creio, Senhor, que és Pai, que de todos cuidas com grande amor. (2x)
Creio, Senhor, que és Deus, Deus nosso Redentor.
Creio, Senhor, que és bom, pois quiseste ser nosso Salvador. (2x)
Creio, Senhor, que és Deus, Deus Santificador.
Creio, Senhor, que és Santo e que nos inspiras com teu amor. (2x)

Prédica

Canção (CPD, pág. 133 – só a primeira parte):

Nossa vida no Senhor seja festa plena de amor. Que o trabalho de nossas mãos seja alegre a nós e aos irmãos. (2x)

Avisos Comunitários

Canção - com coleta (HPD II, nº 415.1-3): Palavra não foi feita para dividir ninguém...

Oração de Intercessão

Amado Deus, Criador do Mundo, nós te agradecemos pelo esporte, pela competição esportiva, pelos grandes eventos como a copa – por inúmeras oportunidades de encontro e consolidação de comunhão. Dê-nos a coragem para construir pontes, procurar o encontro e ensaiar uma convivência solidária – também com as pessoas que nos são estranhas. Torne-nos embaixadores da reconciliação conquistada por Cristo e nos capacite para procurar, estender a mão, ajudar e animar quem está sendo excluído ou marginalizado por causa da sua etnia, nacionalidade ou pelo seu gênero. Nós te pedimos:

Envie o teu Espírito Santo, que desperta alegria e nos une como humanidade.

Amado Deus, envie o teu Espírito Santo para os organizadores, jogadores, torcedores da copa e para todo o povo brasileiro, para que a copa do mundo deste ano seja dominada pelo respeito, pela tolerância, pela solidariedade e pela humanidade e se torne numa festa do encontro amigável e da convivência inspiradora. Aproxime pessoas, povos e nações que acompanham a copa de perto ou de longe para que cheguemos mais perto do ideal de formar uma Comunidade Internacional. Nós te pedimos:

Envie o teu Espírito Santo, que desperta alegria e nos une como humanidade.

Amado Deus, capacite técnicos, jogadores e juízes desta copa para que sejam exemplos para o jogo limpo e respeitoso e para a transparência. Inspire os técnicos e os jogadores com atitudes éticas e construtivas também fora do campo, na hora de darem entrevistas e especialmente depois das derrotas – para que possam dar um exemplo de administração madura das frustrações. Nós te pedimos:

Envie o teu Espírito Santo, que desperta alegria e nos une como humanidade.

Amado Deus, presenteie-nos com muitas jogadas impressionantes, momentos emocionantes, encontros enriquecedores durante esta copa e com muita fascinação sobre o esporte e alegria de viver. Nós te pedimos:

Envie o teu Espírito Santo, que desperta alegria e nos une como humanidade.

Amado Deus, nós te pedimos pelo nosso país – a não anfitriã desta copa. Possibilite que experiências e investimentos desta copa possam contribuir para a diminuição da injustiça social e posam contribuir para o desenvolvimento sustentável do nosso país. Ajude a população e as instâncias responsáveis na perseguição e na erradicação da corrupção. Ajude polícia, política e os engajamentos de organizações não governamentais no combate do trafico humano, da prostituição forçada e do trafico de drogas. Nós te pedimos:

Envie o teu Espírito Santo, que desperta alegria e nos une como humanidade.

Nós oramos e pedimos em nome de Jesus Cristo, que nos ensinou a orar chamando Deus de Pai Nosso:

Pai Nosso

Pai nosso que estás nos céus. Santificado seja o teu nome. Venha o teu Reino. Seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos dá hoje. E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós também perdoamos aos nossos devedores. E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal. Pois teu é o Reino, o poder e a glória para sempre. Amém.

Canção: Aleluia - Lusmarina Garcia

Fé na copa
E ninguém prá escanteio
É assim que a gente quer
O Brasil inteiro!
E a vida do teu povo óh deus
É a jogada de maior valor
É no campo todo dia, na torcida e na folia,
Que a vida vai ter que fazer o gol!
Aleluia ô! Aleluia ô! Aleluia ô!

Bênção

A maioria de nós Brasileiros e Brasileiras, usamos intensamente nossos sentidos, nossos corpos e os movimentos para expressar alegria. Praticamente cada região do nosso país tem um ritmo típico, um estilo de música regional, danças típicas... Tanto no Carnaval quanto no Futebol, expressamos alegria e felicidade com movimentos, danças, música e barulho – envolvendo todo corpo e todos os sentidos. Por isso, recebam a Bênção de Deus como palavras-promessas que tocam e envolvem também as partes do corpo e os sentidos:

O Senhor te abençoe:
Ele faça os teus pés dançarem
E fortaleça os teus braços.
Ele abra as tuas mãos
E dê força, mas também sensibilidade, para ajudar a quem precisa.
Ele acaricie teus ouvidos com melodias encantadoras
E teu nariz com aromas inspiradores.
Ele faça os teus olhos sorriem.
Ele encha o teu coração de alegria
E faça transbordar da tua boca uma nova canção.
Assim te abençoe Deus.
O Pai, o Filho e o Espírito Santo.
Amém.

Canção (HPD II, nº 437.1-4): Quando o Espírito de Deus soprou...

Poslúdio


Veja mais sobre Copa do Mundo 2014
 


Autor(a): Matthias Tolsdorf
Âmbito: IECLB
Área: Missão / Nível: Missão - Sociedade / Subnível: Missão - Sociedade - Copa do Mundo
Natureza do Texto: Liturgia
ID: 28814
REDE DE RECURSOS
+
Cantarei de alegria quando tocar hinos a ti, cantarei com todas as minhas forças porque tu me salvaste.
Salmo 71.23
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br