1. A IECLB confessa a sua fé no Senhor da universal, uma, santa e apostólica Igreja (Constituição). Ela se sente chamada e enviada a participar, juntamente com outras igrejas, da Missão de Deus no mundo.
2. Como Igreja de Jesus Cristo no País (Constituição), cabe-lhe primordialmente e de todas as formas possíveis anunciar o reino de Deus no contexto social e político em que está inserida.
3. A partir de sua compreensão como membro do corpo de Cristo, juntamente com outras Igrejas, especialmente as que integram a Federação Luterana Mundial, a IECLB sente-se chamada a compartilhar com elas experiências de vida e fé, recursos e necessidades.
4. Esta compreensão de Igreja, que tem o testemunho e a Missão como mandamento comum conferido por Jesus Cristo, pode, em princípio, dispensar a assinatura de convênios e acordos entre as Igrejas.
5. Neste espírito, a IECLB deve ter a liberdade de oferecer espontaneamente seus recursos e disponibilidades a outras Igrejas; por outro lado, ela também deve ter a liberdade de aceitar as ofertas de outras Igrejas e também solicitar expressamente a sua colaboração e participação missionária.
6. Por razões históricas, a IECLB valoriza formas de colaboração e convivência mais próximas e intensivas com determinadas Igrejas. No entanto, também elas devem ser submetidas a permanentes avaliações e revisões.
7. À luz deste posicionamento, deve-se estabelecer um diálogo com as outras Igrejas, conveniadas ou não, na busca por novas formas de participação conjunta na Missão de Deus.
Boletim Informativo 105, 08/04/1988