Consolai, consolai o meu povo

Fala Sinodal - Jornal O Caminho - março/2018

01/03/2018

Consolai, consolai o meu povo” Is. 40.1

Deus fala aos mensageiros de forma clara: consolem, consolem o meu povo. Falem de forma carinhosa aos moradores desta terra. Falar de forma carinhosa e acolhedora. Como é bom, encontrar lugares assim. A pessoa logo se sente bem, bem acolhida e incluída no grupo, na comunidade, na sociedade.

Consolai, consolai o meu povo nos leva à misericórdia de Deus, que tendo ouvido a reclamação dos exilados, deseja colocar um fim ao sofrimento, ou seja, permitir ao povo que retorne para a sua terra após décadas de exploração e opressão. O exílio ainda não terminou, mas já é possível alegrar-se, pois há esperança.

Consolar e anunciar esperança faz parte do propósito de Deus e é confiado ao ministério do anúncio da Boa Nova. Apesar de tudo que vem acontecendo no contexto e no mundo em que vivemos.

Dia destes fui convidado para participar de uma reunião numa comunidade onde havia se instalado certo clima de crise. Tentei ouvir as manifestações mais diversas. Foram acusações de um lado, defesa e justificativas da outra parte. Ouvindo, parecia que todas as pessoas queriam o melhor. O melhor também para o ego de cada um/a. percebi também como é difícil apenas ouvir!

Foi neste contexto que me surgiu a palavra - “consolai o meu povo” e “falem carinhosamente aos moradores”. Percebi que, consolar é também anunciar esperança para saída da crise. É anunciar esperança ativa, participativa na transformação da comunidade/sociedade. E, transformação para melhor, pois o tempo da escravidão passou. Cristo, por amor do Pai, já nos libertou de toda opressão. Ou continuamos vivendo como oprimidos?

Como lideranças, Ministras e Ministros somos comprometidos com o amor que Deus já nos deixa experimentar em parte aqui. Em parte, pois o tempo de exílio ainda não findou totalmente.

Anunciar motivados a anunciar esperança ativa no meio de toda gente. Sempre atentos, pois alguns, já novamente querem suprimir os direitos conquistados em outra época. Anunciar esperança é levantar a voz de forma carinhosa e se fazer ouvir em defesa da vida quando ela é ameaçada. Pois conosco está aquele que afirma: Eu sou o SENHOR, teu Deus. Ele está conosco presente apesar de tudo, na IGREJA, ECONOMIA POLÍTICA.
 


Autor(a): Inácio Lemke
Âmbito: IECLB / Sinodo: Norte Catarinense
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Testamento: Antigo / Livro: Isaías / Capitulo: 40 / Versículo Inicial: 1
Natureza do Texto: Manifestação
Perfil do Texto: Mensagem
ID: 46297
REDE DE RECURSOS
+
Da fé, fluem o amor e a alegria no Senhor, e, do amor, um ânimo alegre, solícito, livre para servir espontaneamente ao próximo.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br