Conselho de pai
Quero inicialmente lançar uma pergunta a você que é pai: se você pudesse dar apenas um conselho a seu filho, qual seria? “Estude bastante para ser alguém na vida”, ou “sempre cuide bem de sua saúde”, ou ainda “Aproveite a vida enquanto é jovem”. Além das palavras, qual é o conselho que a seu exemplo de vida tem deixado a seus filhos e a seus familiares? Os seus filhos vão desejar seguir os seus passos ou não?
O texto bíblico para esta pregação nos fala de Davi, um grande rei de Israel. Um dos grandes projetos do rei Davi, era construir o templo de Jerusalém. Porém, Deus lhe diz que não seria ele quem iria construir este templo, mas sim o seu sucessor, o seu filho Salomão. Chegando ao final de seu reinado, já de idade avançada, Davi anuncia diante de todas as autoridades do povo que Salomão seria o seu sucessor. Também anuncia que ele é que executaria a tarefa de construir o templo para o Senhor.
Neste episódio, de forma pública, diante de todos aqueles a quem havia convocado, Davi instruiu o seu filho com o mais importante dos conselhos. Ouçamos o que Davi falou a Salomão, seu filho: “Meu filho, reconheça o Deus de seu pai e sirva-o com todo o coração e de livre e espontânea vontade. Ele conhece todos os seus pensamentos e desejos. Se você o procurar, ele o aceitará; mas se o abandonar, ele o rejeitará para sempre.” (2 Cr 28.9)
De certa forma, Davi está dando a receita do sucesso para o seu filho. Ele diz que se Salomão servisse a Deus de coração sincero, de forma espontânea e seguisse os mandamentos divinos, certamente Deus estaria com ele e faria prosperar o seu reinado. Davi diz ainda que Deus é encontrado por quem o busca, mas que também rejeita aquele que o abandona.
Que sábio conselho este de Davi! Ele bem poderia ter falado muita coisa, afinal, administrar uma nação e um povo exige muitas habilidades. Mas a instrução de Davi foi para que atentasse ao que o iria ajudar em todas as outras coisas.
Estimados pais. Saibam que ainda hoje esse é o melhor conselho que se pode dar a um filho: que ele ande na presença de Deus, o sirva com disposição e obedeça aos seus mandamentos. É claro, que há bons conselhos para as muitas áreas da vida. Você pode, e diria eu, você deve instruir o seu filho em relação à vida profissional, a vida amorosa e conjugal, amizades, saúde, etc., mas nenhum desses conselhos supera o conselho que Davi deu a Salomão e que tomara, você também dê a seu filho.
No entanto, você acha que Salomão teria dado ouvidos ao conselho do pai se este não tivesse visto o seu exemplo? Perceba que Davi pede a seu filho Salomão que reconhecesse o Deus de seu pai. Davi cometeu muitos erros durante a sua vida, mas em seu relacionamento com Deus ele é um exemplo também para nós. Salomão viu na vida de seu pai o resultado de viver na fé. E isso fez toda a diferença. Isto dá credibilidade a quem dá o conselho. Estimado pai. Como está o seu relacionamento com Deus? Você tem sido exemplo a ser seguido para a sua família, para os seus filhos? Lembre que de nada vai adiantar que você instrua seu filho a participar na igreja, a viver com Deus se ele não ver o bom resultado disso em sua vida.
Nunca se esqueça que a melhor herança que você pode deixar pra os seus filhos, não são bem materiais, dinheiro e prestígio. Tudo isso é bom, é verdade, mas tudo isso acaba. A única herança que se leva para a eternidade é a fé em Deus. É a única herança que poderá dar a vida eterna ao seu filho, bem como também a você. Portanto pais, vivam de tal forma que os seus filhos queiram imitar a sua fé, servir a Deus e andar nos seus caminhos.
Amém.