“Confirmação – Deus confirma o seu chamado...”
Confirmar o que? Essa questão geralmente surge ao falarmos sobre Confirmação em nossa IECLB.
São criadas muitas expectativas para o dia da Confirmação. Tudo é arrumado e prepa- rado, parentes viajam e os padrinhos e ma- drinhas de Batismo são avisados. Lembro-me de histórias de como era antigamente, contadas por pessoas que já tiveram jubileu de ouro de sua confirmação. Elas Iniciam com “antigamente” e começam a contar, como somente depois da Confirmação podiam começar a participar da Santa Ceia, a namorar, a ir a festas, a ser tratados como gente adulta. Antes disso eram simples crianças. Depois de confirmados eram tratados como adultos
O tempo passa e as histórias de antigamente não se repetem.
Escutamos questionamentos sobre o esvaziamento de sentido que sofreu a Confirmação. Confirmar para que? É a pergunta dos mais antigos, pois agora a Santa Ceia é aberta a todas as pessoas batizadas sem importar idade. Além do mais, as crianças pequenas já agem como adultas, até vão a festas e namoram.
Uma das poucas marcas que resistiram à história foi de considerar a Confirmação. O tempo de preparo para ela é visto como o único tempo para estudar e aprofundar na fé.
Equivocadamente os pais e mães transferem para a igreja a tarefa de levar os filhos a participar e viver a fé. Mas, o tempo do Ensino Confirmatório e preparo para a Confirmação é de fato um tempo especial, porém não único. Ele se coloca dentro de um processo que não termina...
O preparo para a Confirmação é um tempo especial para conhecer a comunidade, é uma espécie de tempo de estágio para praticar o agir dos membros adultos. O/a confirmando/a pode conhecer assim que implicações traz consigo o ser membro dentro da comunidade.
O presente dado por Deus no Batismo é agora confirmado em culto pelo anúncio e pela bênção dada em nome de Deus pelo/a pastor/a. Podemos olhar para trás e ver como Deus já tem atuado em nossa vida, e recebemos a confirmação da promessa de que Ele continuará agindo em nós e através de nós. Justamente por tudo isso a Confirmação tem esta denominação. Deus mesmo confirma o chamado feito no batismo a seus filhos e filhas. Os/as batizados/as são chamados a testemunhar esse agir divino, atuando de forma consciente, louvando a Deus por tudo que Ele tem feito.
P. Ms. José Manuel Kowalska Prelicz - Passo Fundo/RS
Oração:
Obrigado Senhor porque podemos reconhecer teu amor. Obrigado porque sempre nos dás sinais de que estás conosco, mesmo antes de podemos captá-los pela nossa razão. Dá-nos força e fé necessárias para escutar o teu chamado em nossa vida, para que assim possamos testemunhar teu amor às outras pessoas e à criação inteira. Amém.
Voltar para índice Anuário Evangélico 2014