Comunidade é lugar para parar, ouvir e amar

01/07/2013

O agito do dia a dia tem levado ao questionamento sobre o sentido da vida. Tem-se vivido em ritmo acelerado e isso não faz nada bem. Além do estresse que se experimenta, e que afeta a saúde, também o relacionamento com as demais pessoas fica prejudicado. A sensação de vazio e de falta de sentido para a vida cresce e sufoca sonhos.

Soa contraditório que, ao se buscar melhores condições de vida, conforto, qualificação pessoal e profissional, se encontre também cansaço excessivo, desânimo, doença, isolamento, solidão... A questão é que esta busca dá-se a qualquer preço. Pouco se tem avaliado o quanto, daquilo que é importante para o bem viver, vai ser sacrificado para se ter um pouco mais de conforto, um status diferenciado na vida profissional ou uma sensação de prazer imediato.

O dia de descanso; o passear com a família e pessoas amigas; o conversar sobre a vida; o visitar alguém; o brincar e divertir-se com coisas simples; são todas experiências cada vez mais raras...

Pensando nisso e ao ler esta frase de Dietrich Bonhoeffer: “O amor a Deus inicia com o ouvir de sua Palavra. O amor ao próximo inicia onde o ouvimos”, me veio à perspectiva de que é necessário frear, diminuir o ritmo, parar. Faz-se importante e urgente que se deixe um pouco de buscar aquilo que é interesse pessoal e se ouça mais a Palavra de Deus, sua orientação, seu direcionamento, seu modo de agir, sua maneira de amar, enfim conhecê-lo e amá-lo. De igual forma, é imprescindível parar, ouvir, conhecer, empatizar com as demais pessoas para amá-las. A pessoa samaritana, em Lucas 10.25-37, fez isso: parou, deu atenção à necessidade daquela que estava caída e ferida e providenciou o que era necessário para a restauração de sua vida. A amou de fato.

Nossas comunidades, seus grupos e atividades, são importantes espaços para se exercitar este parar, ouvir, conhecer sobre Deus e amá-lo. Bem como, ouvir também as outras pessoas, conhecê-las, identificar-se com suas situações de vida e conviver em cuidado e amor. Diante da agitação do dia a dia preencha e dê sentido à sua vida em uma de nossas comunidades!


Autor(a): P. Marcos Aurélio de Oliveira
Âmbito: IECLB / Sinodo: Norte Catarinense
Título da publicação: O Caminho / Ano: 2013 / Volume: 6
Natureza do Texto: Manifestação
Perfil do Texto: Mensagem
ID: 23228
REDE DE RECURSOS
+
Ele, Deus, é a minha rocha e a minha fortaleza, o meu abrigo e o meu libertador. Ele me defende como um escudo, e eu confio na sua proteção.
Salmo 144.2
© Copyright 2025 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br