Como uma mãe

02/05/2020

Tal como a mãe consola o filho,
assim eu os consolarei

Isaías 66.13

   Assim como a Páscoa, o Dia das Mães este ano será diferente em muitos aspectos. Talvez, não seja possível o encontro presencial, a comida em família ou abraço especial. Mesmo assim, podemos lembrar com carinho daquelas pessoas que em nossa vida tiveram a função materna. Com isso quero incluir todas aquelas pessoas que, de uma ou de outra forma, puderam estar ao nosso lado. Isso porque maternidade não se resume à gestação no útero, mas inclui os gestos de cuidado e proteção que recebemos desde o ventre materno até os dias de hoje.
   Sim, ainda que soe diferente, cada um de nós teve mais de uma mãe nesta vida. Algumas pessoas tiveram mais, outras menos. Com certeza, todos nós tivemos nossa mãe biológica, aquela mulher que nos deu parte do nosso DNA. Geralmente, essa é a mesma que nos cuidou no seu ventre. Assim como também, é a mesma que nos alimentou com seu seio e nos cuidou ainda bebê. Depois, além dessa mãe encontramos outras em nosso caminho, professoras, avôs, madrinhas, ... (aqui você pode incluir alguém que lembre especialmente). Também, muitos homens cumprem a função materna. Se bem não têm a possibilidade do útero, com carinho, compreensão e cuidado cuidam dos seus filhos e das suas filhas, assim como também de outras crianças ou pessoas adultas.
   Deus também cumpre essa função materna, como vimos no versículo de Isaías que encabeça esta reflexão. Depois da destruição de Jerusalém, o povo estava arrasado e desconsolado. Por isso através do profeta, Deus consola às pessoas, assim como uma mãe consola ao seu filho. Que bela imagem! Especialmente em meio à pandemia é um alivio para a nossa alma. Em momentos de angústia a ação de Deus nos remete o afago da mãe que cuida de nós, que nos consola, conforta e protege. Que bom é poder contar com Deus tão amoroso!
   Deus que nos criou, também nos ajuda a continuar a viver. Em meio às dificuldades encontramos proteção e segurança. Convido a que ore e possa sentir que não está sozinho, não está sozinha. Deus está junto a você!


Autor(a): P. José Kowalska
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Rio de Janeiro - Bom Samaritano (Ipanema-RJ)
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Testamento: Antigo / Livro: Isaías / Capitulo: 66 / Versículo Inicial: 13
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 56439
REDE DE RECURSOS
+
É dever de pai e mãe ensinar os filhos, as filhas e guiá-los, guiá-las a Deus, não segundo a sua própria imaginação ou devoção, mas conforme o mandamento de Deus.
Martim Lutero
© Copyright 2025 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br