Senhor, nós não sabemos para onde vais. Como podemos saber o Caminho? Jesus respondeu: Eu sou o caminho! (João 14.5-6a).
Já estamos no ano de 2011 e percebemos que os velhos problemas e as mesmas preocupações nos acompanham no ano novo. Sentimo-nos como que numa encruzilhada: qual caminho seguir? Eu temos que romper um caminho novo? Nestes tempos de Pós-Modernismo, tenta-se convencer que os caminhos são vários e todos eles levam a Deus. Cada qual pode seguir o seu próprio caminho.
Na verdade, nenhum caminho traçado pelo ser humano consegue levar a Deus. O único alvo que consegue atingir é a Torre de Babel (Gênesis 11.1-9), símbolo de uma humanidade que tenta salvar-se pelas próprias obras. Este caminho conduz a todo tipo de ilusão, menos a Deus.
Mas existe um caminho. É o caminho traçado por Deus, através do qual ele vem a nós com seu pleno amor. Jesus Cristo diz: Eu sou este caminho!
Por isso, quando surgirem as perguntas: Se eu adoecer neste novo ano, o que será de mim? Se eu perder um ente querido, como irei suportar? Se meu matrimônio entrar em crise, onde buscar solução? Se eu perder meu emprego, como irei sobreviver? Reconheçamos o convite de Jesus. Cristo convida para caminharmos durante o ano de 2011 no caminho que Deus estende até nós: um caminho de amor, no qual Jesus é o nosso guia.
P.Geraldo Graf - Pastor da IECLB em Belo Horizonte/MG, Vice Pastor Sinodal - Sinodo Sudeste IECLB