Dizia minha mãe! Assim desde pequenos aprendemos em casa a não deixar comida no prato. Assim também ensinei meus filhos!
Quando há muita comida na mesa, é fácil a gente se empolgar e fazer um prato maior do que a fome. O que sobra vai para o lixo! E assim o desperdício denuncia nossa gula, e nossa falta de cuidado com os alimentos. Mas mais que isso, desperdiçar alimentos denuncia que não nos preocupamos com a falta dele para com os que não tem acesso à uma mesa farta.
O grande pecado da humanidade é não partilhar o pão para que cada ser humano possa viver com dignidade. Todos sabem que há alimento suficiente no mundo, mas há acumulo e interesses daqueles que o comercializam e desperdício em grande escala, desde o plantio até chegar em nossas mesas. E também em nossas mesas.
Cozinhar e preparar com cuidado para evitar sobra, servir apenas o que podemos comer, pois sempre há mais na mesa, quando esta é repartida e servida com responsabilidade.
Reaproveitar as sobras, fazer novos pratos, são uma opção para não jogar fora o alimento. Mas como fazer isso se ele já foi servido em nosso prato?
Na oração do Pai Nosso Jesus ensinou a orar pelo “Pão Nosso de cada dia dá-nos hoje”. Assim como cada um de nós precisa de alimento diário, assim também toda humanidade. O pão é um símbolo sagrado em todas as tradições religiosas, desde as mais antigas e primitivas.
Que saibamos cuidar para que ele nunca falte a ninguém!