Com Jesus no barco atravessamos as tempestades

Devocional Dominical - 02-8-2020

01/08/2020

Com Jesus no barco atravessamos as tempestades

Esta reflexão está embasada numa pregação escrita pelo Pastor Lindolfo Weingärtner publicada no livro Lançarei as Redes, o qual pode ser encontrado na versão on-line no Portal Luteranos. Vale a pena a leitura desta prédica original intitulada Cristo continua no barco. A base bíblica é o texto Mateus 8.23-27.
 O texto bíblico inicia com uma figura muito interessante: “Jesus subiu num barco e os seus discípulos foram com ele.” Temos aí uma belíssima imagem do ser igreja: o barco representa a comunidade cristã onde Jesus está presente e os membros o seguem.
Depois de um dia cansativo, Jesus se retira com seus discípulos para poder descansar. A ideia é atravessar o mar da Galiléia e repousar na outra margem, longe das multidões. O barco era um ambiente muito familiar para os discípulos. Boa parte deles eram experientes pescadores antes do chamado de Jesus. Dá até para imaginar os discípulos dizendo para Jesus. “Pode deixar com a gente, Mestre! Nós somos bons nisso! Pode ficar sossegado! Aproveite para relaxar um pouco!”
Aliás, não é assim que muitas vezes vamos levando a nossa vida? Quando tudo vai bem, quando a situação nos é familiar, quando podemos contar com as nossas capacidades, nos sentimos seguros. Deixa comigo! E assim queremos tocar o barco de nossas vidas. Como cristãos, ficamos felizes de ter Jesus como passageiro. E é até bom que ele esteja dormindo. Assim ele não interfere em nossas vidas.
Mas, de repente sobrevém um temporal. Os discípulos exercitam todos os seus conhecimentos e testam suas habilidades. Manejam as velas, os remos e o leme. Dão tudo de si, mas o temporal é forte. Ondas cobrem o barco e Jesus continua a dormir. Por fim, os discípulos, experientes pescadores, tomados de medo e pavor chamam Jesus: Socorro, Senhor! Nós vamos morrer!
Querido irmão! É fácil crer quando o tempo parece favorável, quando tudo vai bem! Quando com nossas pretensas capacidades são suficientes para navegarmos tranquilamente, até deixamos de falar com Jesus e o deixamos cochilar. Mas, quando os temporais põem as nossas capacidades à prova, novamente lembramos do Senhor. Suplicamos, clamamos a ele cheios de temor! Será que iremos perecer? Nestes momentos importa lembrar: Jesus está no barco! e tempestade alguma pode afundar o barco em que Jesus está. Jesus é o Senhor sobre nós e também sobre os temporais. O nosso alvo é a eternidade e com Cristo no comando de nossa vida chegaremos ao porto final. Por isso, quando o medo e o pavor se abaterem sobre nós, clamemos, supliquemos ao Senhor. Quando percebermos que a nossa fé é fraca e pequena, peçamos a ajuda daquele que a nos deu. Somente Cristo pode trazer a bonança a qualquer coração angustiado. Louvado seja Deus! Amém.
 


Autor(a): Cleiton Friedemann
Âmbito: IECLB / Sinodo: Norte Catarinense / Paróquia: Schroeder (SC)
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Testamento: Novo / Livro: Mateus / Capitulo: 8 / Versículo Inicial: 23 / Versículo Final: 27
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 58095
MÍDIATECA
REDE DE RECURSOS
+
É totalmente insuportável que em uma Igreja cristã um queira ser superior aos outros.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br