Colossenses 1.1-14 - 5º Domingo Após Pentecostes - 10/07/2022

Caderno de Cultos 2022 - Sínodo Mato Grosso

10/07/2022

10/07/2022 - 5º Domingo Após Pentecostes
Texto de prédica: Colossenses 1.1-14
Leituras: Deuteronômio 30.9-14; Salmo 25.1-9 Lucas 10.25-37
Missª Silena Schultz Lourenço


LITURGIA DE ABERTURA

ACOLHIDA
Bom dia / Boa noite, sejam todos bem vindos na Casa do Senhor. Saúdo-vos com o versículo lema dessa semana de Deuteronômio 30.16, que diz: “Se guardares os mandamentos que hoje te ordeno, que ames o Senhor, teus Deus, andes nos seus caminhos e guardes os seus mandamentos, e os seus estatutos, e os seus juízos, então viverás e te multiplicarás, e o Senhor, teu Deus, te abençoará.”
Deixe as preocupações lá fora e esteja aqui de corpo e alma para cultuar o teu Deus. Permita que a Palavra de Deus fale ao teu coração através dos louvores, orações e a Palavra lida e anunciada.
Desejamos as boas vindas também para aqueles que nos visitam, que vocês sintam-se abraçados por nossa comunidade.

CANTO DE ENTRADA
Nº 06 - LCI – Aqui você tem lugar

Ou: Nº ____________________________________________________

SAUDAÇÃO
Celebramos esse culto em nome e na companhia de Deus que é Pai, Filho e Espírito Santo, amém.

CANTOS DE INVOCAÇÃO
462 - LCI – Vem, Espírito divino

Ou: Nº ____________________________________________________

CONFISSÃO DE PECADOS
Em 1 João 1.8-10 diz: “Se dizemos que não temos pecados, estamos nos enganando, e não há verdade em nós. Mas, se confessarmos os nossos pecados a Deus, ele cumprirá a sua promessa e fará o que é correto: ele perdoará os nossos pecados e nos limpará de toda maldade. Se dizemos que não temos cometido pecados, fazemos de Deus um mentiroso, e a sua mensagem não está em nós.” Convido a nos achegarmos a Deus e confessar nossas falhas que foram cometidas em palavras, pensamento e ações. Deixo um momento em silêncio onde você de uma forma silenciosa pode confessar teus pecados a Deus que aqui está. (Esperar uns minutos em silêncio para que as pessoas tenham oportunidade de confessar a Deus)
Senhor nosso Deus, graças te damos pelo teu amor que é tão grande. Obrigada por Cristo Jesus que naquela cruz pagou por nossos pecados. Perdão Senhor, por muitas vezes não vivermos como te agrada. Nos ajude a sermos mais fiéis a ti, a sermos mais solidário com nossos irmãos e irmãs, a sermos mais ativos no trabalho de tua igreja, a vivermos com mais empatia. Por Cristo Jesus Nosso Senhor e Salvador, amém.

ANÚNCIO DO PERDÃO
Palavra do Salmo 86.5, diz: “Ó Senhor, tu és bom e perdoador e tens muito amor por todos os que oram a ti.”
Se você realmente quer ter nova vida com Cristo e verdadeiramente está arrependido de teus pecados eu anuncio o perdão de vossos pecados em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, amém.

KYRIE
Como pessoas perdoadas e amadas por Deus, olhemos ao nosso redor e roguemos pelo mundo que sofre cantando Pelas dores desse mundo: (se puder projetar o hino no data show ou cantem no hinário mesmo LCI, numéro 56)
Pelas dores deste mundo, ó Senhor!
Imploramos piedade.
A um só tempo geme a criação.
Teus ouvidos se inclinem ao clamor
Desta gente oprimida.
Apressa-te com a tua salvação!

A tua paz, bendita irmanada
Com a justiça
Abrace o mundo inteiro.
Tem compaixão!
O teu poder sustente
O testemunho do teu povo.
Teu Reino venha a nós!
Kyrie eleison!


GLÓRIA IN EXCELSIS
Exaltemos nosso Deus cantando Glória a Deus nas alturas (se puder projetar o hino no data show ou cantem no hinário mesmo LCI, número 70)
Glória, glória,
glória a Deus nas alturas.
Glória, glória,
paz entre nós, paz entre nós.

ORAÇÃO DO DIA
Em tua presença o Deus teus filhos e filhas estão, para te ouvir. Por isso Senhor, tenhas liberdade de falar conosco o que precisamos ouvir. Em nome de Cristo, amém.

LITURGIA DA PALAVRA

LEITURAS BÍBLICAS
1ª Leitura Bíblica: Deuteronômio 30.9-14

2ª Leitura Bíblica: Salmo 25.1-9

3ª Leitura Bíblica: Lucas 10.25-37

CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
Nº 152 - LCI – Pela palavra de Deus

PREGAÇÃO

Ler o texto: Colossenses 1.1-14

A carta de Colossenses foi escrita enquanto Paulo estava na prisão. Lá ele recebe notícias dos colossenses através de Epafras, que trabalhava evangelizando-os. Epafras testemunhou do amor que o Espírito de Deus deu a eles.
Era por isso que Paulo, desde o dia em que ouvira falar deles, não cessava de orar por eles. Apesar das boas informações que tinha recebido, Paulo entendia que os cristãos colossenses tinham constante necessidade da ajuda de Deus. Paulo os assegurou de que orava continuamente por eles. Mesmo na prisão, Paulo não se sentia preso, pois entendia que a liberdade estava em Cristo. Muitas pessoas não estão presas em celas, algemas, mas estão presas em pecados. Somente em Cristo podemos ser realmente livres. Por isso, Paulo não cessava de orar pelas pessoas. Muitas vezes ficamos tão preocupados com nossas situações que não tiramos tempo para orar pelas pessoas que sofrem longe de Deus. Independentemente do que estamos passando agora, se estamos com Cristo temos a promessa de vivermos eternamente no Reino de Deus, onde não haverá choro e nem dor. Mas aqueles que não estão em Cristo e morrem sem viver verdadeiramente com Ele, não recebem essa mesma promessa. Portanto, Paulo ora para que os colossenses permaneçam em Cristo diante das dificuldades diárias.
Por quem você tem orado? Pense nisso.
Paulo desejava que os Colossenses vivessem de maneira digna do Senhor para poder agradá-lo e dessa forma, frutificando em toda boa obra, com alegria, dando graças ao Pai. Essas são características da vida cristã que agradam a Deus.
Enquanto vivermos nesse mundo seremos falhos e pecadores. Antes do retorno de Cristo, nós não podemos e não iremos agradar a Deus em todas as coisas que fizermos. No entanto, essa perfeição é o nosso objetivo, e nós poderemos sempre melhorar nas nossas tentativas para servir a Cristo de maneira fiel.
Ou seja, jamais atingiremos a meta, mas sempre correremos atrás dela. Vejamos o que ele nos diz que devemos fazer em Colossenses 1:10-12:
 Viver de maneira digna do Senhor.
 Em tudo agradá-lo.
√. Frutificando em toda boa obra.
√. Crescendo no conhecimento de Deus.
√. Fortalecendo-se com todo o poder, de acordo com a força da sua glória, para que tivessem toda a perseverança e paciência com alegria.
√. Dando graças ao Pai, que é aquele quem nos tornou dignos de participar da herança dos santos no reino da luz.

Jesus nos ensinou que devemos buscar agradar ao nosso Pai. Quando falhamos em agradá-lo Ele nos ensinou a reconhecer que falhamos, pedir perdão e recomeçar de novo.
Que nosso Pai Celestial nos ajude a sempre buscarmos Nele força, ânimo, coragem e amor para continuarmos nossa caminhada. Amém.


CONFISSÃO DE FÉ
Em resposta a Palavra de Deus confessemos a nossa fé com as palavras do Credo Apostólico:

Creio em Deus Pai, ...

CANTO PÓS CONFISSÃO (proceder motivação e o recolhimento das ofertas)
Nº 472 - LCI – Graças, Senhor, eu rendo muitas graças


ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Motivos de Oração:
1. Aniversariantes
2._______________________________________________________
3._______________________________________________________
4._______________________________________________________
5._______________________________________________________
6._______________________________________________________


Pai amado, obrigada pela tua Palavra que é viva e nos ajuda a vivermos conforme o teu querer. Que ao sairmos daqui possamos colocar em prática o que aprendemos aqui. Esteja com nossos governantes, os incomode, caso não busquem o bem da população. Dê a eles da tua sabedoria e amor para tomarem as decisões. Esteja com cada família que aqui está representada, nos ajudando a darmos bom testemunho de nossa fé. Abençoe essa semana que está iniciando. Esteja conosco no nosso trabalho, escola e em nossos momentos de lazer. Lembramos daqueles que não tem emprego, os ajude a encontrarem trabalho para terem uma vida digna. Colocamos diante de ti as pessoas que estão enfermas, restaure suas saúdes e mantenha sua fé firme em ti. Amados Deus permaneça conosco em todos os momentos de nossa vida. E tudo mais que queremos pedir e agradecer, incluímos na oração que Jesus o teu Filho nos dizendo:
PAI NOSSO
Pai nosso ...

LITURGIA DE DESPEDIDA

AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Oferta último Culto: R$ _________ - destinada para ...
______________ _________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________

BÊNÇÃO
O Senhor te abençoe e te guarde;
o Senhor faça resplandecer
o seu rosto sobre ti
e te conceda graça;
o Senhor volte para ti o seu rosto
e te dê paz.

ENVIO
Vamos todos na paz do Senhor e sirvamos a Ele com alegria. Amém

CANTO FINAL
Nº 301 - LCI – Benção virão sobre ti
 


Autor(a): Missionária Silena Schultz Lourenço
Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Área: Celebração / Nível: Celebração - Liturgia
Natureza do Domingo: Pentecostes
Perfil do Domingo: 5º Domingo após Pentecostes
Testamento: Novo / Livro: Colossenses / Capitulo: 1 / Versículo Inicial: 1 / Versículo Final: 14
Título da publicação: Caderno de Cultos - Sínodo Mato Grosso / Ano: 2022
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 67516
REDE DE RECURSOS
+
Cada qual deve se tornar para o outro como que um Cristo, para que sejamos Cristos um para o outro e o próprio Cristo esteja em todos, isto é, para que sejamos verdadeiros cristãos.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br