Círculos Bíblicos como ferramenta de missão e comunhão

03/03/2008

Mariane Beyer Ehrat

Pastora Sinodal do Sínodo Vale do Itajaí

sinodovi.mariane@terra.com.br

A Assembléia do Sínodo Vale do Itajaí, em 29 de março, enfoca o tema Missão. Nela será apresentado o programa Círculos Bíblicos, com o lançamento dos dois primeiros fascículos sobre o livro de Marcos. A proposta é que pessoas que residem próximas se encontrem em casas, para o aprofundamento na palavra de Deus e maior comunhão.

Há certo analfabetismo de conhecimento bíblico e, como Igreja, cabe-nos oferecer oportunidades para esse aprofundamento. Também, no individualismo cada vez maior da sociedade, o programa quer reunir pessoas em pequenos grupos, a fim de que tenham oportunidade de viver em comunhão e solidariedade.

Fermento! É isso que os círculos pretendem ser. Uma vez, a proporcionar crescimento individual na fé, e outra vez no crescimento e edificação de comunidade. Este é um programa de desenvolvimento de comunidade que, de forma prática, instrumentaliza a missão interna e externa da Igreja.

Iniciamos pelo Evangelho de Marcos, cada fascículo contém 12 estudos que servem de orientação aos encontros. Cada grupo terá um coordenador que receberá preparo pela Assessoria de Formação do Sínodo. Os encontros têm uma dinâmica flexível com espaço para cantar, compartilhar, meditar, refletir, orar e conviver. Esta ferramenta integra o estudo da Bíblia, mas não se restringe aos moldes dos Estudos Bíblicos.

O sucesso dos Círculos Bíblicos estará no fato de ser assumido em conjunto, por obreiros/as e lideranças como um projeto de desenvolvimento de comunidade. CB - fermento na massa, mas esse fermento precisa ser posto de forma constante. Mãos à obra! Motivação é quando seus sonhos vestem roupas de trabalho.

Lançamos os Círculos Bíblicos na certeza de que a palavra não voltará vazia e prosperará naquilo para a qual foi designada (Isaías 55.11).


Autor(a): Mariane Beyer Ehrat
Âmbito: IECLB / Sinodo: Vale do Itajaí
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 8283
REDE DE RECURSOS
+
Assim, outros carregam o meu fardo, a força deles é a minha. A fé da minha Igreja socorre-me na perturbação. A oração alheia preocupa-se comigo.
Martim Lutero
© Copyright 2025 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br