Cinzas e Quaresma!

03/03/2022

Daniel 9.3: “Em sinal de tristeza, eu vesti saco de pano grosseiro, sentei-me sobre cinzas, deixei de comer e orei com fervor ao Senhor Deus, fazendo pedidos e súplicas”

Desejo que o amor de Deus revelado em Cristo Jesus guie e ilumine nossos gestos nesse tempo de quaresma.
É sempre uma alegria nos conectarmos para esse momento de reflexão e oração.

Ontem, na Quarta-Feira de Cinzas, iniciou o tempo de Quaresma.

Você sabe o porquê da Quarta-Feira de Cinzas? Diz em Daniel 9.3: “Voltei o rosto ao Senhor Deus, para o buscar com oração e súplicas, com jejum, vestido de pano de saco e sentado na cinza.”

A cinza simboliza súplica, grito de socorro, confissão, arrependimento, penitência, contrição e luto. Daniel, ao saber que a deportação e desolação de Jerusalém iriam demorar 70 anos, clama ao Senhor por piedade. Ele confessa e reconhece os erros do povo e pede perdão pelos pecados.

A cinza como símbolo de contrição e arrependimento é muito antigo. Também a Igreja Cristã faz uso de Cinzas. Na igreja Cristã expressa o caminho para a ressurreição, para a nova vida. Neste sentido, as cinzas, nas celebrações da Quarta-feira de Cinzas, lembram que o tempo que antecede a Páscoa é um tempo para as pessoas cristãs refletirem sobre a condição humana de pecado e de necessidade da graça de Deus. Os fiéis recebem o sinal da cruz na testa com cinza para que lembrem que é Cristo que sofreu e morreu por nós na cruz para que o pecado que mata dê lugar as belas manhãs de Páscoa.

A Quarta-feira de cinzas, portanto, abre o tempo de Quaresma. Tempo para lembrar e refletir que em meio as cinzas da vida Cristo caminha conosco. Ele é quem diz a você e a mim nesse tempo de Quaresma: Que cinzas impedem você de viver a minha paz? Que cinzas pesam sobre a sua vida e não te permitem viver o meu amor? Que cinzas sufocam e violentam pessoas a sua volta para que não tenham acesso a minha compaixao e misericórdia?

Cristo deseja que em nossas vidas se manifestem as manhãs de Páscoa. Para isso ele dá a sua vida por nós na cruz.

Que nesse tempo de Quaresma possamos nos deixar abraçar pela sua graça salvadora, pois é ela que nos faz sensíveis e solidários com as pessoas que vivem em meio as cinzas, as lamas e os escombros da vida. Amém.

Ó Deus, ajuda-nos para que possamos também ser sinal de esperança e vida para as pessoas que estão cobertas de cinzas, assim como o teu Filho foi a nós no caminho que percorreu até a cruz. Amém.

Que o Senhor te abençoe e guarde.
Que o Senhor te faça um sinal de fé, esperança e amor junto aos que estão cobertos de cinzas, lamas, escombros. Amém.

P. Ernani Röpke

Paróquia Cantareira - São Paulo/SP

REDE DE RECURSOS
+
Servi ao Senhor com alegria, apresentai-vos diante dele com cântico.
Salmo 100.2
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br