Chamado para ser bênção!

06/07/2020

Como é que Jonas foi parar na barriga do peixe? Ele foi atirado ao mar. Mas, porque? Após confessar sua culpa, era o único jeito de salvar a tripulação. Ele tinha consciência do pecado e suas consequências. De fato, ele sequer devia estar naquele barco. Ao fugir de Deus, colocou em risco a vida de muitos. Agora, qual a razão da fuga? Deus foi muito claro ao dar uma missão específica a Jonas. Ele deveria pregar em Nínive. Vivemos no mundo cheio de sofrimento, onde muitos sofrem, outros tantos causam sofrimento. Pergunto: Será que, por trás de tudo, não há uma rebeldia contra Deus. Alguns fogem constantemente do compromisso com Deus. Outros, por sua vez, tem muita clareza da vontade de Deus e, mesmo assim, insistem em desobedece-lo. Mas, Deus continua sempre no controle. Apesar da situação dramática que se encontrava o profeta, a mão de Deus estava presente. No ventre do peixe, Jonas ora. Deus escuta sua prece. No fundo do fundo, após três dias de reflexão, ele diz: Aquilo que prometi, eu vou cumprir (Jonas 2.9). O fato de Jonas ficar vivo naquela situação já é um milagre. Então, outro milagre aconteceu: Em meio ao vômito, Jonas alcança Nínive, onde deveria cumprir seu chamado. Ao invés de quase destruir uma tripulação, agora o profeta traz salvação para uma cidade inteira. Agora, meu amigo: Já pensou naquilo que acontece na tua vida e em tua volta enquanto você permanece longe de Jesus? Por outro lado, já pensou na bênção que você pode ser na vida de muitos a partir do momento que cumprir o chamado de Deus para tua vida? Em Garuva, tanto a pandemia, quanto o ciclone, criaram espaços de reflexão semelhantes ao vivido por Jonas no ventre do peixe. Querendo ou não, a culpa sempre está presente. Mas, o que precisamos aprender a valorizar é a oportunidade de arrependimento, reconciliação e compromisso com Deus. Vamos ser uma bênção onde Deus nos colocou?  


Autor(a): P. Euclécio Schieck
Âmbito: IECLB / Sinodo: Norte Catarinense / Paróquia: Garuva-SC (Martinho Lutero)
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Testamento: Antigo / Livro: Jonas / Capitulo: 2 / Versículo Inicial: 9
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 57603
REDE DE RECURSOS
+
O ponto principal do Evangelho, o seu fundamento, é que, antes de tomares Cristo como exemplo, o acolhas e o reconheças como presente que foi dado a ti, pessoalmente, por Deus.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br