Entre os dias 13 e 27 de julho o CESEEP - Centro Ecumênico de Serviços à Evangelização e Educação Popular promove o curso de ecumenismo e diálogo inter-religioso com o tema “Violência: Desafio às Religiões na Construção da Justiça e da Paz. Abaixo, confira a apresentação do curso.
Apresentação
Aspecto preocupante da atualidade são formas estruturais de violência atreladas a injustiças econômicas e sociais, que atingem a sociedade toda, mas particularmente os mais vulneráveis: crianças, mulheres, jovens, idosos, desempregados. O tráfico e o consumo de drogas agravam esse quadro no quotidiano das famílias e da juventude.
Encontrar mecanismos e alternativas para a sua superação não é tarefa apenas do Estado, mas de todas as pessoas, de organismos da sociedade civil e especialmente das igrejas cristãs e das religiões.
O grande desafio é, portanto o da superação da violência pela de uma sociedade fundada na justiça, na igualdade e na solidariedade.
As igrejas cristãs e as religiões são desafiadas a apresentar a sua contribuição nessa luta contra a violência e contra a injustiça.
A mensagem evangélica de amor, justiça e fraternidade exige uma atitude de denúncia das injustiças sociais e dos mecanismos da violência, mas também de anúncio de propostas e ações que venham a contribuir para a melhoria de vida das pessoas e transformação da sociedade na direção da justiça e da paz.
Muitas experiências revelam que a sociedade civil organizada, com a participação das igrejas e religiões, pode encontrar caminhos que levem às mudanças desejadas.
O tema do Curso de Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso de 2014 - Violência: desafio às religiões na construção da justiça e da paz - oferece a possibilidade de se refletir sobre essa realidade, com aprofundamento teórico acompanhado de contato com iniciativas e práticas significativas das igrejas e religiões nesse âmbito. O Curso é organizado pelo CESEEP em parceria com o MOFIC, CLAI, KOINONIA e com o apoio do CONIC.
Oferece um espaço de rica convivência entre pessoas de diferentes igrejas e religiões, momentos de espiritualidade e festa e intenso programa de visitas a comunidades religiosas e a iniciativas em favor da paz.
Assessores e conteúdo
- Panorama mundial das religiões e de sua evolução recente. Pe. Dr. José Oscar Beozzo.
- Religiões indígenas: A violência contra os povos indígenas e suas formas de resistência. Dr. Prof. Benedito Prezia e Profª Luciana Galante.
- Religiões de matriz africana: A violência social e religiosa contra as religiões de matriz africana e sua luta por respeito e igualdade. Dr. Prof. Ruy Póvoas.
- Umbanda: Panorama histórico. A violência contra os templos e pessoas que praticam a Umbanda e seu empenho contra a discriminação religiosa e social. Mãe Rita de Cássia.
- Budismo: panorama histórico. Ações do budismo em favor da justiça e da paz. Monja Coen.
- O Judaísmo frente à violência antissemita. Sua contribuição ética e social para a construção da justiça e da paz. Rabino Alexandre Leone.
- Hinduísmo: Panorama Histórico. Ações do hinduísmo vedanta em prol da justiça e da paz. Shankara Brahmachari Sadanandachaitanya.
- A violência doméstica e as religiões. Dra. Ivone Gebara.
- Espiritualidade do cotidiano no combate e superação da violência. Dr. Faustino Teixeira.
“ Oremos pelas pessoas envolvidas com este evento! Que Deus estenda a sua mão sobre elas! ”