Certeza da fé, clareza de identidade

05/05/2005

 

CERTEZA DA FÉ, CLAREZA DE IDENTIDADE!

Porque sei em quem tenho crido, e estou bem certo de que ele é poderoso para guardar, até aquele dia, aquilo que me confiou. (II Tm. 1.12)

Vez por outra alguém me comenta que é luterano por nascimento e não por opção, e muitos procuram justamente por opção a igreja luterana e se alegram em fazer parte da comunidade.

Meditando sobre a questão confessional luterano, lembro-me de que no biênio 1995 e 1996 a IECLB abordou o tema - SOMOS IGREJA. QUE IGREJA SOMOS?

As comunidades procuram entender o jeito de ser luterano, compreender sua teologia e sua forma de celebrar culto a Deus.

Acredito que conseguimos nos compreender como igreja que não está pronta, mas que tem propostas de evangelização, faz missão e exerce sua missão diaconal (amor ao próximo) na terra brasileira que acolheu nossos antepassados que imigraram da Alemanha para cá.

Até pouco tempo éramos apenas nós que as pessoas conheciam como evangélicos, enquanto que hoje somos forçados a nos identificar como evangélicos luteranos.

Vejo que muito pouco sabemos sobre os escritos confessionais, como As 95 Teses de Lutero, A Confissão de Augsbusgo, Catecismo Menor de Lutero, Nossa Fé - Nossa Vida. Além do Catecismo, quem já leu os demais escritos confessionais?

Além destes escritos confessionais, quantos sabem do que diz a Constituição da IECLB?

Penso que deveríamos destinar ofertas para oferecer a cada membro estes documentos para que saibamos quem somos e no que cremos.

Sem sombra de dúvida, a Bíblia deve ser a leitura diária de um cristão luterano, mas não podemos permanecer alheios a nossa história, nossas lutas e conquistas para que a Bíblia pudesse estar nas mãos do povo de Deus.

Desafio nossos membros a se interessarem mais pela doutrina da sua igreja, sua história, suas propostas de evangelização/missão, para podermos somar nossos dons a serviço do Reino.

Tal como o apóstolo Paulo desejo que todos saibamos em quem temos crido e tenhamos a certeza da salvação em Cristo.

A Constituição da IECLB, no Art. 3º expressa:

Em obediência ao mandamento do Senhor, a IECLB, através de suas comunidades, tem por fim e missão:
I. propagar o Evangelho de Jesus Cristo;
I. estimular a vivência evangélica pessoal, familiar e comunitária
II. promover a paz, a justiça e o amor na sociedade;
III. participar do testemunho do Evangelho no país e no mundo.

Deus nos conceda mais alegria em ser igreja luterana e convicção da nossa fé em Cristo.

P. Claudio S. Schefer 


Autor(a): Cláudio Schefer
Âmbito: IECLB / Sinodo: Vale do Itajaí / Paróquia: Brusque - Bom Pastor
Testamento: Novo / Livro: Timóteo II / Capitulo: 1 / Versículo Inicial: 12
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 38892
REDE DE RECURSOS
+
Sejam bons administradores dos diferentes dons que receberam de Deus. Que cada um use o seu próprio dom para o bem dos outros!
1Pedro 4.10
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br