Iniciativa do deputado João Fischer (PP), o período do Grande Expediente da sessão plenária desta terça-feira (20) homenageou o centenário de criação do Instituto de Educação Ivoti, comemorado em 4 de abril deste ano. O parlamentar resgatou importantes aspectos históricos da instituição, de uma trajetória marcada por dificuldades de espaço físico e conflitos ideológicos com o Governo Vargas. A homenagem contou com a participação da orquestra Camerata Ivoti, sob a coordenação do maestro Irving Feldens, ação que integra o projeto de música do Instituto.
Homenagem
“Ao longo dos 100 anos de história, muito se batalhou para manter vivo o comprometimento da instituição com a educação de seus estudantes. Imigrantes alemães, insatisfeitos com a falta de escolas para seus filhos, decidem não esperar pelo governo e começam a construir escolas por conta própria”, salientou o deputado.
Na atualidade, conforme o parlamentar, a instituição conta com mais de mil alunos que têm à disposição uma infraestrutura de 33 salas de aula e ambientes de aprendizagem qualificados, tais como laboratórios de ciências e informática, quadra poliesportiva, além de uma biblioteca com mais de 28 mil livros. Diversos projetos curriculares, como o de atletismo e de música, e projetos de extensão, como o Projeto Cultivando as Flores da Adolescência, se integram à proposta pedagógica. Conforme o ranking do MEC, o Instituto Superior de Educação Ivoti é classificado como o segundo melhor no índice geral de cursos de formação de professores no Brasil, figurando como o único da Região Sul que obteve a nota máxima.
Participações
Associaram-se à homenagem os deputados Miki Breier (PSB), Adolfo Brito (PP), Zilá Breitenbach (PSDB), Ronaldo Zülke (PT), Kalil Sehbe (PDT), Alceu Moreira (PMDB), Raul Carrion (PCdoB) e Marquinho Lang (DEM).
Acompanharam o Grande Expediente, representando o governo do Estado, o diretor da Secretaria Estadual de Educação, Francisco Elifaleti Xavier; o diretor do Instituto de Educação Ivoti, Ruben Goldmeyer; a prefeita de Ivoti, Maria de Lourdes Bauermann; o presidente da Câmara de Ivoti, Milton Mayer; a presidente do Conselho Estadual de Educação do Rio Grande do Sul, Cecília Farias, além de representantes da comunidade luterana, entre outros.
Vanessa Canciam- MTB 2060 | Agência de Notícias 15:24 - 20/10/2009
Edição: Letícia Rodrigues - MTB 9373
Foto: Walter Fagundes / Ag AL
Sereno Horst, presedente da Associação Evangélica de Ensino (mantenedora do IEI), Ruben Goldmeyer, Ivar Pavan, presidente da Assembléia Legislativa, dep. João Fischer e prefeita Maria de Lourdes Bauermann.
Saiba mais sobre o IEI – O Instituto de Educação Ivoti (IEI), como hoje é denominado, tem uma longa trajetória. Sua origem remonta ao ano de 1909, no município de Taquari, onde iniciou sua história e tradição em educação e formação de professores, líderes e pessoas comprometidas com a realidade, que valorizam a integridade e a dignidade do ser humano. Com 100 anos de fundação, a instituição é fruto dos esforços de imigrantes alemães que iniciaram a construção de escolas no início do século passado e sua origem marca a inconformidade com a realidade educacional no país e a responsabilidade de oferecer uma educação qualificada. Mantida pela Associação Evangélica de Ensino (AEE), a escola integra a Rede Sinodal de Educação.
Com um projeto educacional voltado para a excelência no ensino, o IEI prima pela qualidade no ensino básico. Articulando tradição e modernidade, a instituição oportuniza uma formação diferenciada aos seus estudantes, sendo referência nos três níveis da educação básica – Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, com destaque para o curso Normal em Nível Médio, oferecendo, também, cursos profissionalizantes nas áreas da informática e design gráfico, Educação de Jovens e Adultos (EJA), e ainda a modalidade de Moradia Escolar, que reúne adolescentes de ambos os sexos vindos de 57 diferentes municípios do RS e de outros seis estados brasileiros.
A educação em turno inverso também faz parte do cotidiano escolar do aluno do IEI. Projetos curriculares como atletismo, robótica, teatro, idiomas e educação financeira constituem a base das atividades extracurriculares coordenadas pela escola em turno contrário ao período letivo. Iniciativas de inclusão social como os projetos: Cultivando as Flores na Adolescência, Tecnologias a Serviço da Comunidade e Apoio Sócio-Educativo em Meio-Aberto (Asema) abrem as portas para a comunidade, com o intuito de aprender informática e participar de cursos de formação profissional, entre outros.
Na avaliação divulgada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em 2009, a escola figura entre as 10 melhores da região do Vale do Rio dos Sinos. O bom desempenho é reflexo de um planejamento educacional que privilegia a capacitação do aluno nas diferentes áreas do saber, aliado a projetos pedagógicos de qualidade que garantem premiações para a instituição.
Comunicação do Instituto de Educação Ivoti - IEI