Centenário da OASE Florianópolis – Centro

29/06/2010

1 | 1
Ampliar



Celebrações de 13 e 26 de junho de 2010.

Dia 13 de junho, em culto festivo realizado no templo da Comunidade Evangélica Luterana de Florianópolis - Centro teve início os festejos do Centenário da OASE Florianópolis - Centro sob o tema “Rendei Graças ao Senhor (Sl 105.1), naquela oportunidade as ex-presidentes foram homenageadas e uma galeria de fotos das mesmas foi inaugurada.

Em 26 de junho em comemoração que reuniu no ginásio de esportes da AABB em Coqueiros mais de trezentas pessoas, em sua maioria senhoras dos Grupos de OASE da Paróquia de Campinas; Palhoça e Ponte do Imaruim; Santo Amaro da Imperatriz e Arririu; Barreiros; Norte da Ilha e Campeche, todos originados do grupo centenário a OASE Florianópolis - Centro comemorou seus 100 anos de fundação. As atividades do dia começaram ao som de sinos repicando, o choro de um bebê seguido dos acordes musicais e do canto coral da música Exodus, enquanto 10 senhoras, trajando roupas da época, uma delas segurando uma boneca, simbolizando o nascimento do grupo, encaminharam-se ao palco. Uma peça teatral escrita, dirigida e encenada pelas próprias mulheres de hoje contou a trajetória do grupo desde aquele 17 de junho de 1910, quando 28 senhoras “casadas e viúvas, pois não era permitida a presença de mulheres solteiras”, reuniram-se no Salão Nobre da Escola Alemã e fundaram a Associação Auxiliadora de Senhoras – Frauensverein – com o objetivo principal de trazer e manter parteiras e enfermeiras para cuidar dos doentes da Comunidade. A peça relembrou a chegada da primeira diaconisa em 1913, a criação e manutenção de um pequeno hospital/maternidade, as dificuldades financeiras daquela época e que motivaram a interrupção do funcionamento do hospital, o continuar da caminhada do grupo até os dias de hoje.

Ao término da apresentação teatral as quase 90 integrantes do grupo atual subiram ao palco e entoaram o hino da OASE Florianópolis Centro, a seguir o público presente foi saudado pela presidente, Sra Guiomar Ritter e o Pastor Dietmar Wimmersberger convidou a todos para um momento de oração e louvor ao som do grupo de louvor da Comunidade de Florianópolis, que abrilhantou toda a programação com suas vozes e com sua música.

Da programação matinal constou a palavra da Presidente Nacional da Associação dos Grupos de OASE, Sra Elsa Eneli Jansen, que baseou sua mensagem no lema adotado pelo grupo centenário “Rendei graças ao Senhor” – Sl 105 e ao término da mesma fez entrega à OASE aniversariante de uma bandeja. Homenagem àqueles que acompanharam o grupo nesses 100 anos de existência foi prestada aos ex-pastores, descendentes ou esposa dos mesmos. No intervalo para o almoço um trenzinho aberto conduziu as senhoras mais idosas ao local do almoço.

A programação vespertina, após momentos de louvor, continuou com homenagens prestadas aos Presidentes do Conselho da Igreja, do Sinodo, da Paróquia e da Comunidade além do Pastor Sinodal e da Presidente Nacional da Associação da OASE, momento de emoção ocorreu quando a Sra Helga Springmann, considerada uma das últimas crianças a nascer no hospital/maternidade mantido pela OASE, foi homenageada. A apresentação de áudio-visual sobre os 100 anos de caminhada, contou um pouco do que é ser OASE. Na Comunhão a Palavra do Senhor traz conforto e orientação; no Testemunho está a obra redentora de Jesus Cristo que morreu e ressuscitou e vai voltar e nesta certeza as mulheres se alegram e choram juntas, louvando e orando ao Criador; no Serviço as mulheres aprimoram a própria vida, melhorando o meio em que vivem e contagiando os que vivem a sua volta. É o trabalho diaconal de ajuda e preocupação em relação ao outro. Contou sobre os desdobramentos que o grupo teve originando outros grupos em cidades vizinhas ou mesmo dentro da própria cidade de Florianópolis. No final dos anos 80 surgiu o grupo de OASE dos Ingleses, e alguns anos mais tarde os grupos de Campeche e Canasvieiras constituindo a OASE Paroquial.

Dentro do grupo que hoje comemora seu jubileu, surgiram outros grupos com trabalhos diferenciados, mas visando sempre o bem estar do próximo. Grupo Dorcas onde senhoras preparam enxovais para recém nascidos e que são distribuídos para mães carentes. O grupo de idosos - Centro de Lazer Corações Alegres, hoje com mais de 40 integrantes proporcionando bem estar físico, psicológico e espiritual; e o grupo de visitação, senhoras que dispõe de seu tempo visitando pessoas enfermas ou impossibilitadas de participarem das atividades da igreja.

Outros grupos de OASE, foram formados a partir do grupo que festeja seu centenário. Mulheres que iniciaram a caminhada nos encontros no Salão da OASE no Centro e com o passar do tempo formaram seus próprios grupos em Comunidades e Paróquias nas cidades da Grande Florianópolis.

O encerramento das atividades aconteceu com um culto com Santa Ceia, tendo o Pastor Sinodal Sigolf Greuel baseado sua prédica no lema da OASE - Celebrai com Júbilo (Sl 100.1) fazendo alusão a comemoração do centenário com o próprio número do Salmo. Cem bíblias foram depositadas em um baú junto ao altar para serem ofertadas para o Projeto Missionário Biguaçu que prevê a criação de uma Comunidade naquela localidade. Senhoras da OASE distribuíram o pão e o vinho aos presentes que formaram grupos de 20 pessoas. Após a benção final um bolo com velas foi carregado pela vice presidente da OASE centenária, as velas foram acesas e cantou-se o parabéns a você, balões nas cores azul e branco desceram do teto do ginásio ao som de repicar de sinos, Ode Alegria e Aleluia de Handel.

Festejamos hoje o centenário deste grupo de OASE. Muita coisa mudou nestes 100 anos de caminhada e não iremos hoje para casa dizendo que o trabalho está concluído. Mulheres da OASE de hoje, agradecem a Deus por estarem aqui e intercedem junto a Jesus Cristo, pedindo orientação e sabedoria para continuar, lembrando com carinho de todas as mulheres que já fizeram parte desta caminhada centenária.





















 

COMUNICAÇÃO
+
ECUMENE
+
Consulta, primeiro, a palavra do Senhor.
2Crônicas 18.4
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br