Celebrando Natal. O evangelho começa com uma criança!

20/12/2022

 

CELEBRANDO NATAL
O evangelho começa com uma criança!
(Jogral para noite de Natal *)

L1 – Começamos esta celebração cantando: OPC 189 – Quando completou-se o tempo

L2 – Vamos ouvir a leitura do profeta Isaías 11.1-9.

L3 – Que visão esta do profeta! Verdadeira utopia! Lobo, leão, cobra, animais que causam medo estarão junto com as crianças e nenhum mal as afetará. O Deus da Vida julgará os povos com justiça e os pobres serão reabilitados, serão livres e dignificados. Utopia maravilhosa, numa palavra, libertadora!

L4 – Essa utopia tem um nome: PAZ ! Não a paz dos cemitérios, mas a Paz que é fruto da justiça, da alegria, da mesa farta, da irmandade entre as pessoas e o meio ambiente.

TODOS – Esta PAZ é a que buscamos para nós, nossas famílias, comunidades e nosso país!

L1 – E ela vem como uma criança nascida do tronco de uma árvore, de raízes profundas que trazem a seiva do âmago da terra. Sobre esta criança repousa o Espírito do Deus vivo, o Espírito de Entendimento e de Sabedoria, o Espírito de Conselho e de Fortaleza, o Espírito de conhecimento e de respeito profundo pelo Deus vivo. Silêncio é o que cabe diante de sua glória!

L2 – Por isso essa criança recebeu o nome de Emanuel, que significa DEUS CONOSCO, Deus junto de nós, perto de nós, ao lado de nós, DENTRO DE NÓS!

L3 – Temos de convir que nem sempre nos damos conta dessa graça que recebemos em nós pelo Espírito, o AR que nos faz viver e sonhar. Por isso, temos de confessar nossa fragilidade, nossa insensatez, nossa precariedade como seres humanos. O maravilhoso dessa história é que o Deus vivo não nos trata de igual forma. Ele vem a nós sempre, mesmo quando não percebemos. Ele vem como brisa suave, disse outro profeta. Ele vem como braço estendido, como criança frágil a inspirar ESPERANÇA num mundo caduco e sob crises sem fim.

L4 – Por isso, clamamos juntos;

TODOS: Deus vivo, Pai e Mãe de toda a humanidade, aumenta nossa fé, nossa sabedoria, nossa esperança que anda abalada. Não nos deixe desanimar, entregar os pontos. Somos teus companheiros e companheiras, nem sempre fieis. Existe dignidade maior? Cremos que não. Por isso, repetimos: aumenta nossa Fé, nossa força interior, nossa aposta numa vida que vale a pena viver. Porque tu és AMOR e viver o amor e do amor nos faz gente melhor.

L5 – Vamos cantar a bela canção Luar do sertão! em versão nossa (OPC 192)

L1 – E agora vamos lembrar uma das narrativas do nascimento do menino, conforme o evangelho de Lucas 2.1-7.

L2 – Um casal de migrantes, um trabalhador cansado e uma jovem grávida. Para esse casal não havia lugar em qualquer hotel ou pousada. Restou uma estrebaria que um agricultor cedeu meio sem jeito. E ali, entre animais e palha seca, num cocho que serviu de leito para o bebê, nasceu e dormiu pela primeira vez o menino que recebeu o nome de JESUS, que significa naquela língua DEUS SALVA. Muito estranho esse Deus que vem para salvar, mas vem escondido e na pele e fragilidade de uma criança!

L3 – Mas esta é a narrativa inesquecível do Natal original, o natal do menino que vem para nos chamar ao caminho da paz, da justiça, da liberdade e do AMOR. Quem não entende isso, não entende Jesus e sua caminhada, Jesus e seu movimento, Jesus e sua mensagem que jamais poderá ser apropriada por ninguém, muito menos por gente que neste pobre país proclamou o ódio e as armas como solução e em nome de Jesus. Desgraçadamente, uma fake new, uma mentira que enganou muita gente. Mas não enganou a nós!

L4 – Por isso oramos com liberdade e fé:

TODOS – Ó Deus de Amor, de Compaixão e de Alegria, que estranho tu vires a nós assim tão frágil e indefeso como uma criança. Teu filho Jesus de Nazaré recebeu crianças, as colocou no colo e disse que quem não receber o teu reino de Paz como uma criança não vai entrar nele, isto é, não vai desfrutar da tua companhia. Nós te adoramos como um Deus que liberta da falsidade, da covardia e do individualismo que nos divide e isola. Faz de nós gente solidária, gente que aposta na vida digna e bela para todas as pessoas. Na ALEGRIA! Por Jesus na força do Espírito Santo. Amém!

L1 – Que a bênção do Deus de Abrão, de Sara e de Agar, a bênção do Deus de Jesus, a bênção do filho de Maria, a bênção da Vida plena esteja conosco nesta noite e em todos os dias do novo ano. Amém.
Para finalizar, vamos cantar aquele hino tão conhecido: Noite feliz! (OPC 191)

(*) Texto elaborado a partir de sugestão da pastora Louraine Christmann, de Horizontina, RS, aqui adaptado. Roteiro da OASE 2022. São Leopoldo: sinodal, 2021, p. 132-135.


Abraços, muitos abraços, gente !!!!!
Morro Reuter, 24/12/2022


 


Autor(a): Roberto Ervino Zwetsch
Âmbito: IECLB
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo do Natal
Natureza do Texto: Vários
Perfil do Texto: Jogral
ID: 69203
REDE DE RECURSOS
+
Jamais alguém pode louvar a Deus sem que antes o ame. Da mesma forma, ninguém pode amar Deus se não conhece Deus do modo mais amável e perfeito.
Martim Lutero
© Copyright 2025 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br