Celebração para o Dia das Mães

09/05/2019

 

CULTO DIA DAS MÃES
 
1 - SAUDAÇÃO: “Jesus Cristo diz: Não os deixarei órfãos, voltarei para vocês.” João 14.18.... Hoje celebramos a força e a fé das mães! Mães agricultoras, operárias, cientistas, empregadas domésticas, profes­soras, executivas, advogadas, mães que trabalham em casa, mães que assumem o papel de mãe e de pai, Mães avós, mães bisavós...
        (Boas vindas... acolher visitantes)
2 -BOM DIA“    (com gestos e saudando quem está por perto)
Bom dia, bom dia, bom dia meu amigo meu irmão!
Eu quero que sintas a paz de Deus chegando ao coração.
Sou feliz na tua companhia. (3x) 
Canto glória e aleluia na tua companhia.  (2x)
             
3 – ACOLHIDA
D.: Realizamos este culto em nome de Deus, que é como Mãe misericordiosa e cheia de paciência com todas as suas filhas e filhos, em nome de Jesus Cristo, seu filho amado, nosso Irmão; e em nome do Espírito Santo, que sopra onde quer criando a Unidade entre todas as pessoas.      C.: Amém.
 
4 -  COMO É BONITO SENHOR” 
1.Como é bonito Senhor cada manhã te agradecer,
Mais uma vez teu amor vem me chamar para viver.
   
Contigo, Deus  de  amor,   eu   quero   caminhar
E assim, por onde eu for, irás me acompanhar!
 
2. Como é bonito, Senhor, cada manhã ter o meu pão.
E desejá-lo também a cada um dos meus irmãos.
 
3. Como é bonito, Senhor, cada manhã recomeçar,
Tendo a certeza e a fé que tua mão vai me ajudar.
 
5 - CONFISSÃO DE PECADOS
D.:  “Se confessarmos os nossos pecados, Deus, é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda maldade”.  Porque ansiamos pelo seu perdão, porque ansiamos por uma vida transformada e renovada, vamos nos achegar no colo de Deus!
 
(convidar um/a Jovem) Oremos: No teu colo cheio de carinho confessamos os nossos pecados, nossas dores e angústias... sabemos que entendes o mais profundo de nosso ser... nossos limites são muitas vezes abismos que nos separam das pessoas, das mudanças necessárias para crescermos na fé e na prática do  Evangelho... Com humildade pedimos perdão! Estamos cansados/as de tantas brigas em nossas casas, de tantas discórdias no trabalho, na rua, nas Igrejas... Pedimos perdão por nossa indiferença perante o que é possível ser mudado, recomeçado, transformado! Por isso cantamos pedindo: 
Eu quero ser, Senhor amado, como um vaso nas mãos do oleiro.
Quebra a minha vida e faze-a de novo. Eu quero ser, eu quero ser um vaso novo. (n° 33 do LCI)
 
6 - ANÚNCIO DA GRAÇA
D.: Anuncio-vos o perdão e a misericórdia de Deus nos diz: “Assim como uma mãe consola seu filho, também eu os consolarei” (Is 66.13). 
 
7 - KYRIE
D.:  Entre os gritos de socorro e os gemidos de dor em todo o mundo, ouvimos o clamor de muitas mães. Sejamos pessoas solidárias e clamemos com elas:
Jovem 1 - Pelas mães que sofrem por causa de seus filhos/as doentes; internados em clínicas de recuperação para dependentes químicos; filhos/as distantes por estarem estudando ou trabalhando;
Jovem 2 - Pelas mães que trabalham pra trazer pão, vida digna e justa pra toda a família.
Jovem 3 - Pelas mães doentes e abandonadas por seus filhos...
Jovem 1 - Pelas mães que fazem de tudo prá ajudar seus filhos e estes não reconhecem a preciosidade que Deus os presenteou.
Jovem 2 - Pelas mães que veem seus filhos e suas filhas perderem a vida em guerras, por aquelas que choram a ausência de filhos e filhas desaparecidas, por aquelas que veem suas crianças exploradas sexualmente ou envolvidas no mundo das drogas e do álcool, e que se sentem impotentes diante dessas situações;
Jovem 3 - Pelas mães cansadas de duplas e triplas jornadas, correndo com o tempo e, muitas vezes, sem apoio dos companheiros, e valorização salarial no trabalho.
Jovem 1 - Pelas mães que sofrem a violência doméstica, maus tratos físicos e em palavras, vindas dos companheiros ou de seus próprios filhos/as.
Jovem 2 - Pelas mães que não sabem ser mães, que não protegem seus filhos e filhas; pelas mães que neste dia carregam em seu colo um filho ou uma filha doente;
Jovem 3 - Pelas mulheres que desejam muito a maternidade, mas que não conseguem gerar um filho ou uma filha em seu ventre;
Jovem 1 - Pelas mães que lembram com saudade e dor a perda de uma filha querida ou um filho querido;
Jovem 2 -  Por todas elas e por todas as pessoas que sofrem, clamemos a Deus, por sua misericórdia...
Jovem 3 - Cantemos juntos: “PELAS DORES DESTE MUNDO”
 
♫ “Pelas dores deste mundo, ó Senhor, imploramos piedade.
A um só tempo geme a criação. Teus ouvidos se inclinem ao clamor desta gente oprimida
Apressa-te com tua salvação. A tua paz bendita, irmanada com a justiça.
Abrace o mundo inteiro. Tem compaixão! O teu poder, sustente o testemunho do teu povo. Teu reino venha a nós!  Kyrie eleison!”
 
D.:  Deus ouve o nosso clamor e está com as pessoas que gemem e clamam por amor e justiça. Por isso, glorificamos o seu nome cantando:
  
8 - “CANÇÃO DO CUIDADO”   (n° 567 do LCI)
Fonte Eterna de amor, que transbordas de bondade.
Te derramas em favor de toda humanidade.
Vem me dar a tua mão e conduze a minha vida.
Nestes tempos de aflição, concede-me guarida.
 
Sob a luz do teu olhar, sigo em paz a minha estrada,
Pois eu sei que vais guiar cada passo da jornada.
Vem, Senhor, me carregar nos momentos de cansaço.
Caso eu venha a tropeçar, que eu caia em teu abraço.
 
 
 
9 - ORAÇÃO
Jovem 1:  Deus amoroso! Hoje venho agradecer. Gratidão pela mãe que me carregou no ventre e fez dele minha primeira casa.
Jovem 2:  Gratidão pelas noites em que minha mãe não sossegava enquanto eu não dormia após a febre, o mal estar, os ferimentos.
Jovem 1: Gratidão por ela me ensinar os primeiros passos, me aconselhar sobre as pérolas da vida, e me colocar no colo quando eu mais preciso.
Jovem 2:  Gratidão por minha mãe me mostrar o caminho através do exemplo e cumplicidade.
Jovem 1:  Gratidão pelas palavras de carinho, de ânimo, de consolo que recebo para o meu caminho ficar mais perto do Amor e da Esperança, e sempre me fazer olhar para o horizonte.
Jovem 2:  Deus Criador te agradeço por todas as mães do mundo! Amém.
 
LITURGIA DA PALAVRA
10 – LEITURAS BÍBLICAS   -  1ª Leitura:  SALMO 23
//: Caminhamos pela luz de Deus,
    Caminhamos pela luz de Deus.://
//: Caminhamos, caminhamos,
Oh! Caminhamos pela luz de Deus.://
 
 
 2ª Leitura:   ATOS 9. 36-43
//: Caminhamos pela luz de Deus,
    Caminhamos pela luz de Deus.://
//: Caminhamos, caminhamos,
Oh! Caminhamos pela luz de Deus.://
 
ACLAMAÇÃO DO EVANGELHO  -  “Como um pastor cuida do seu rebanho, assim o SENHOR cuidará do seu povo; ele juntará os carneirinhos, e os carregará no colo, e guiará com carinho as ovelhas que estão amamentando.” Isaias 40.11
 
Leitura do EVANGELHO:       JOÃO 10.22-30 
 
11 - “A LEI DO SENHOR É PERFEITA”  (n° 383 do HPD 2)
1. A lei do Senhor é perfeita, e restaura a alma.
   O testemunho do Senhor é fiel e dá sabedoria aos símplices.
 
Estrib.:     São mais desejáveis do que o ouro depurado, são mais doces do que o mel e o destilar dos favos.
 
2. Os preceitos do Senhor são retos, e alegram o coração.
O mandamento do Senhor é puro, e ilumina os olhos.   (estrib.)
 
3. O temor do Senhor é límpido e permanece para sempre.
Os juízos do Senhor são verdadeiros e todos igualmente justos. (estrib)
 
Que as palavras dos meus lábios e o meditar do meu coração sejam agradáveis na Tua presença, ó Senhor, ó Senhor, ó Senhor, ó Senhor, ó Senhor. Que as palavras dos meus lábios e o meditar do meu coração sejam agradáveis na Tua presença, ó Senhor!
 
12 - MENSAGEM 
 
Dia das Mães. É bom destacar um dia para elas, dar-lhes atenção, carinho, expressar nossa gratidão, apesar de que isso deveria acontecer todos os dias do ano. Ser mãe não é apenas uma tarefa, é antes uma missão para a vida toda e envolve todo o ser de uma mulher. Com quanta doação a mãe acompanha os seus filhos: amamentando, cuidando, limpando, socorrendo, ajudando, consolando, acariciando, protegendo, alimentando, ensinando, corrigindo, encorajando, e assim poderíamos ainda citar muitas outras ações do cuidado. Entre todos esses verbos, gostaria de destacar o “consolar”. Quantas vezes a criança precisa do consolo da mãe: quando ela se machuca, corre para a mãe, quando está com medo, chama pela mãe, quando está com fome, pede comida para a mãe. O colo da mãe é o melhor remédio para a criança doente, teimosa, machucada, sofrida.
Você lembra momentos em que procurou o colo da sua mãe? Ou lembra seus filhos procurando o seu colo de mãe? Receber aquele abraço carinhoso, juntamente com palavras de consolo como: “não chore, tudo vai passar, já vai ficar bom, estou aqui”, cura qualquer dor da criança. E ainda hoje, mesmo sendo adultos, com certeza gostaríamos de aconchegar-nos nos braços de nossa mãe em momentos de dificuldade. Mas muitas mães já não estão entre nós.
Existe, porém, alguém que está conosco sempre, nos sofrimentos e na solidão. Deus nos diz: “Assim como uma mãe consola seu filho, também eu os consolarei” (Is 66.13). Deus é esta mãe carinhosa, este Pai amoroso. Ele é o Deus de toda a consolação. Ele conhece nossa dor, solidão, os anseios mais profundos do coração. Deus está perto de nós, ele nunca nos abandona. Por isso o salmista declara: “Se meu pai e minha mãe me desampararem o Senhor me acolherá” (Sl 27.10).
Ninguém de nós precisa dizer: “Eu não tenho ninguém”, porque Deus está sempre ao nosso lado, ele vela por nós quando estamos dormindo e quando estamos andando (Sl 139.1-5). Deus nos acolhe assim como uma mãe carinhosa consola o seu filhinho. Vamos nos refugiar no colo de Deus!
É maravilhoso ver o desenvolvimento de uma criança. Os filhos e as filhas costumam imitar as atitudes dos pais e das mães e têm inteira confiança neles quando se sentem ameaçados ou amedrontados. Quando algo que lhes assusta acontece, correm para os braços das mães onde sentem-se protegidos e amparados.
Linda esta tarefa de mãe: cuidar. A palavra cuidar provém do latim e deriva de cura, que se escrevia coera e era usada em condições de amor e de amizade. Expressava, portanto, uma atitude de cuidado, preocupação e de inquietação pela pessoa amada ou objeto de estimação. Cuidar e curar, portanto, estão relacionados. Interessante é lembrar de que muitas mães, ao cuidarem de seus filhos e filhas em situação de enfermidade, oportunizam através do toque, afeto, abraço e amor uma forma de cura. Quando aquela gripe ou resfriado atinge nosso corpo e o cansaço e as dores se instalam, dizemos para nos mesmas: Ah, se minha mãe estivesse aqui, tudo seria melhor!
Quem cuida também exerce um tipo de cura. Esse cuidado existe apenas quando se atribui valor e importância a alguém, quando o coração fica impregnado de atitudes amorosas e o corpo expressa gestos de doação e acolhida. Por isso o ditado popular: Quem ama cuida.
Como é maravilhoso para uma mãe poder abraçar seu filho e filha e afirmar: Sou tua mãe, aquela que te cuida. Comigo você está seguro/a. Eu te protejo porque te amo! Como é confortante para os filhos e filhas saberem que possuem uma mãe que lhes ampara, ouve, acolhe, abraça, ama, cura e cuida. Saber cuidar, se dispor ao cuidado em relação a alguém, seja a partir da gestação ou adoção, é tarefa única, ímpar, concedida às mães que geram ações de cuidado e proteção para filhos e filhas.
Assim como Deus olhou para Hagar e disse: Eu sou teu Deus, aquele que vê! Podemos também nós, como mães, agradecer a Deus por termos cuidado de alguém em nossa vida, que diante de perigos e ameaças volta seu olhar amoroso para nós e espera uma palavra que acalme a alma e aconchegue a aflição. Sim filha, sou tua mãe, aquela que te cuida e cuidará, para sempre, com a ajuda de Deus. 
Pastora Cristina Scherer
(Texto original se encontra: http://www.luteranos.com.br/conteudo/sou-tua-mae-aquela-que-cuida )
 
NÃO SEI
“Não sei se a vida é curta ou longa para nós, mas sei que nada do que vivemos tem sentido, se não tocarmos o coração das pessoas.
Muitas vezes basta ser: colo que acolhe, braço que envolve, palavra que conforta, silencio que respeita, alegria que contagia, lágrima que corre, olhar que acaricia, desejo que sacia, amor que promove.
E isso não é coisa de outro mundo, é o que dá sentido à vida.
É o que faz com que ela não seja nem curta, nem longa demais, mas que seja intensa, verdadeira, pura enquanto durar.”      Cora Coralina
 
13 - “EU PRECISO DE VOCÊ”     (n° 549 do LCI)
Eu preciso de você, você precisa de mim.
Nós precisamos de Cristo até o fim.
Sem parar, sem cessar, sem vacilar, sem tremer, sem chorar (2X)
 
14 - CREDO APOSTÓLICO . . .
 
15 - AVISOS COMUNITÁRIOS
 
 
16 -GRAÇAS DOU POR MINHA MÃE”  -  Hino de OFERTA
1-Graças dou por minha mãe, pela vida que levou,
Graças por lições preciosas, que ela, humilde, me ensinou.
Graças por toda a ternura, com que sempre me tratou,
E também pelo castigo que, em amor, me aplicou.

2- Graças dou por seus cabelos, que o tempo branqueou.
E também seu rosto amado que a idade enrugou.
Graças dou por sua mão que me alegre acariciou,
Pelo corpo que bondoso me gerou e amamentou.

3- Graças dou por sua voz que me fez adormecer,
E por tudo eu quero sempre lembrar e agradecer.
Graças dou por sua ausência de meus olhos, minha mãe
Quando então sua presença, sinto em meu coração.
 
17 - ORAÇÃO GERAL DA IGREJA
D.:  Deus de amor e bondade, fonte de toda vida. Nós nos achegamos a ti na certeza de que tu ouves a nossa oração.
Nós agradecemos por todo amor que nos tens concedido. Agradecemos pelas mães que com carinho e muito amor dedicam-se para que seus filhos e suas filhas vivam em um ambiente de segurança, paz, saúde e justiça.        Nós agradecemos pela vida de cada uma e cada um, pelas dádivas concedidas. Agradecemos pela amizade e pelo carinho de amigas e amigos.  Neste dia dedicado às mães, nós oramos por todas as mães, para que possam, cada dia, serem as melhores mães que conseguem ser;
Nós oramos por todas as mães que não sabem ser mães, que não tiveram tempo para se preparar ou não têm condições de exercer a maternidade dignamente. Dá a elas sabedoria, ó Deus.      Nós oramos por todas as mães que neste dia com tristeza e saudade lembram seus filhos e filhas que já partiram desta vida. Dá a elas teu consolo.     Nós oramos por todas as filhas e os filhos que lembram com saudade e tristeza a mãe que já partiu desta vida. Dá-lhes teu aconchego.      Nós oramos por todas as pessoas que sofrem, pelas enfermas, pelas deprimidas, pelas sozinhas ou abandonadas. Dá-lhes esperança.      Nós oramos por todas as famílias enlutadas, especialmente por... Nós cremos ó Deus, que tu és um Deus de amor e que nada, nem mesmo a morte, pode nos separar de teu amor. Acolhe estas famílias em teus braços. Dá-lhes paz, consolo e esperança. Aos teus cuidados nós entregamos nossa vida, confiantes que tu ouves nossa oração.      Por Cristo, nosso Salvador que nos ensina a orar:      PAI NOSSO . . .
 
18 - HOMENAGEM
CHAMAR AS MÃES PARA O ALTAR . . .
 (SUGESTÃO: coral ou jovens e crianças cantarem “Mais Bonito não há” - de Milton Nascimento e Tiago Iorc)
♫ “Mais Bonito Não Há”
Nada mais belo que olhar de criança no sol da manhã
Chuva de carinho é o que posso pedir
nessa imagem tão sã
Lindo no horizonte o amanhã que eu nunca esqueci
Doce lembrança do sonho que eu vejo daqui.

Ser amor pra quem anseia 
Solidão de casa cheia
Dar a voz que incendeia
Ter um bom motivo para acreditar
Mais bonito não há,  Pode acreditar,  Mais bonito não há.

Nada mais belo que abraço sereno e sabor de perdão
Ver a beleza e em gesto pequeno ter a imensidão
Como espalhar por aí
Qualquer coisa que faça sorrir
Aquietar o silêncio
Das dores daqui

Ser amor pra quem anseia
Solidão de casa cheia
Dar a voz que incendeia
Ter um bom motivo para acreditar
Mais bonito não há. Pode acreditar. Mais bonito não há.
Pode acreditar.
 
19 - BÊNÇÃO
D.: Que Deus abrace vocês com amor de mãe;
Cuide de vocês com o carinho de pai;
Faça vocês sorrirem com a ternura de uma criança e guie vocês com a sabedoria de avós.    
C.: Amém.
 
20 -    “CUIDA BEM SENHOR”     (n° 287 do LCI)
Daqueles que estão a minha frente, cuida bem, Senhor.
Daqueles que me seguem no caminho, cuida bem, Senhor!
     Daqueles que se encontram ao meu lado,  Cuida bem, Senhor.
     E caso for também do teu agrado,  Cuida bem de mim, Senhor.

Daquelas que estão a minha frente cuida bem, Senhor.
Daquelas que me seguem no caminho cuida bem, Senhor!
      Daquelas que se encontram ao meu lado, cuida bem, Senhor.
      E caso for também do teu agrado, Cuida bem de mim, Senhor.
       Cuida bem de mim, Senhor!
 
__________________________________________________________
Pa. Elisabet Lieven  -  Pastora na Paróquia de Santa Maria de Jetibá
P. Valdeci Foester  -  Pastor na Paróquia de Santa Maria de Jetibá


Autor(a): Elisabet Lieven e Valdeci Foester
Âmbito: IECLB / Sinodo: Espírito Santo a Belém
Área: Missão / Nível: Missão - Família
Natureza do Texto: Liturgia
Perfil do Texto: Celebração
ID: 51787
REDE DE RECURSOS
+
Assim diz o Senhor: Não se glorie o sábio na sua sabedoria nem o forte na sua força nem o rico nas suas riquezas, mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em me conhecer e saber que Eu sou o Senhor e faço misericórdia.
Jeremias 9.23-24
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br