Celebração Ecumênica- IECLB e IELB

31/10/2014

IECLB e IELB celebram o Dia da Reforma

No dia 31/10/2014 as 20:00 na Comunidade Jesus Salvador no Bairro Vila Maria em Tapes, reuniram-se em culto os membros das Comunidades pertencentes a Paróquia Ev. de Confissão Luterana da Paz (IECLB) e da Paróquia Ev. Luterana São Marcos (IELB) para celebrar 497 anos da Reforma Luterana.

O justo viverá por fé”. Gl 3.11. Há 497 anos, Lutero fazia esta descoberta: A fé nos justificará diante de Deus e não as nossas próprias conquistas, méritos ou força. Martim Lutero nasceu na Alemanha em 1483. Ele era padre e professor de teologia (estudo sobre Deus) e desafiou a Igreja da época para uma renovação e para seguir os ensinamentos de Jesus. Este movimento chamou-se de: Reforma da Igreja e sua data é marcada em 31 de outubro de 1517, quando Lutero escreveu 95 teses (pontos de vista) para discutir os caminhos da Igreja.

Portanto, há 497 anos, Lutero, com a intenção de Reformar a Igreja, publica 95 teses que deveriam levar a igreja a refletir e a corrigir seus erros. Mas as suas teses não são aceitas e ele passa a ser perseguido. Fiel a sua descoberta e com a ajuda de amigos que consideraram as suas ideias boas, ele não desiste. E um dos resultados dessa sua iniciativa são as Comunidades Luteranas espalhadas por todo o mundo.

Martin Lutero conseguiu, além de uma nova visão do Evangelho, a pregação da Palavra na língua do povo, que antes acontecia em latim. Traduziu a Bíblia, dando assim, a oportunidade do povo poder ler a Palavra de Deus e incentivou a educação. Lutero incentivou muito a fundação de escolas para ensinar o povo a ler e escrever para que assim pudessem ler a Bíblia e transmitir os princípios cristãos.

A pregação do culto ficou com o Pastor da IELB Emerson Tyski. Usando o Evangelho de João 8.31-36 - resaltou a todos os presentes que Jesus nos dá verdadeira liberdade.

 Conheça um pouco mais dessa história assistindo o Filme Lutero

COMUNICAÇÃO
+
ECUMENE
+
Se a Palavra desaparecer, o mundo fica escuro. Aí ninguém mais sabe onde se abrigar.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br