Aconteceu no último sábado, dia 20 de fevereiro, na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, no Guanabara a celebração ecumênica de abertura da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016 (CFE). O encontro foi presidido por representantes da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) e Igreja Católica Apostólica Romana (ICAR).
A CFE deste ano trabalha a dimensão ecumênica e aborda a temática de garantir o direito humano ao saneamento básico a todas as pessoas. O tema é: “Casa Comum, Nossa Responsabilidade.” Orientados pelo profeta Amós 5, 24: “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca.” O Pastor Sinodal em exercício Marcos Aurélio Oliveira, que também é coordenador da Comissão Ecumênica de Joinville, ressalta a necessidade das Igrejas trabalharem unidas em um tema tão urgente como o saneamento básico. “Precisamos ser sensíveis às causas do meio ambiente e a CFE é um espaço importante para este trabalho”, reforça o pastor.
Durante a celebração cartazes e vários elementos traziam a reflexão sobre o cuidado com o a casa comum. A realização desta Campanha está a cargo do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic) que traz no Texto Base dados importantes sobre a situação do saneamento básico no Brasil. As CF”s são um apelo para que a população assuma sua responsabilidade individual com a sociedade, mas também, que entendam os caminhos coletivos de reivindicação ao poder público.
A CFE tem o caráter de denunciar os males que aniquilam a vida. De acordo com Dom Irineu Roque Scherer, bispo da Diocese de Joinville, é preciso promover mais celebrações conjuntas e reforçar o ecumenismo. “ Quem sabe um dia possamos fazer uma celebração maior, com mais representações de outras denominações”, enfatiza Dom Irineu.
O Sínodo Norte Catarinense em parceria com a Diocese de Joinville tem uma equipe da CFE 2016 que tem o compromisso de levar formação para as comunidades.
Por Lizandra Carpes
Foto: Clenilson Kamradt