Roma (RV) – “Em um mundo ferido pela fragmentação e pelo conflito, católicos e luteranos se encontrarão juntos para deixar para trás o conflito e abraçar o seu futuro comum, que Deus preparou para nós”.
Com estas palavras o Secretário Geral da Federação Luterana Mundial (FLM), Pastor Martin Junge, descreve em uma carta enviada às Igrejas-membro da FLM o sentido da comemoração conjunta dos 500 anos da Reforma, que terá lugar em Lund e Malmö, na Suécia, em 31 de outubro.
“Em um mundo tão frequentemente marcado por palavras de divisão e de ódio – prossegue a carta – afirmaremos a importância do diálogo... Em um mundo frequentemente assim confuso sobre a fé cristã, católicos e luteranos saberão transmitir a profundidade e a beleza da fé firmemente radicada em Cristo”.
A carta também convida as Igrejas para acompanhar o evento, do qual tomarão parte o Papa Francisco, o Presidente da Federação Luterana Mundial, Bispo Munib Younan, e a Arcebispa Antje Jackelén da Igreja da Suécia, por meio do site https://www.lutheranworld.org/content/joint-commemoration-.
“Renovo o encorajamento – escreve Junge aos luteranos de todo o mundo – a compartilharem este link com os vossos pastores e as vossas Igrejas locais para assistirem o evento junto com as comunidades católicas próximas”.
Na carta é anexado um artigo escrito a quatro mãos pelo próprio Junge e pelo Cardeal Kurt Koch, Presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos, que analisa o contexto e sublinha a importância e a mensagem da comemoração conjunta. “Um artigo pensado para ser publicado nos boletins eclesiais e para apresentar o evento à imprensa secular”.
(JE)