Carta Pastoral - Deus-Menino: um sim à Esperança

04/12/2015

SNC-Natal 2015-1
SNC-Natal 2015-2
1 | 1
Ampliar

Deus-Menino: um sim à Esperança 

Faz escuro, mas eu canto.” Thiago de Mello

Querida gente que vive a Igreja de Jesus Cristo no Sínodo Norte Catarinense, quero saudá-los com alegria e esperança nesse início de Advento. Esperança, sim, pois é sabido que vivemos dias difíceis em nosso país. Em meio a tantas crises, política, econômica e ética, algumas até forjadas ou incendiadas por uma mídia sem responsabilidade e totalmente ligada ao princípio de que “quem pagar mais, leva”, é nos incutida uma desesperança em nossas instituições públicas, manchadas, sim, pela tinta da corrupção. Em meio a tantas crises, a pior delas, no entanto, é a crise do conhecimento, da ignorância, da falta de clareza diante de tantas notícias que nos entristecem e querem nos conduzir ao desespero. Desespero este, que é muito bem calculado por aqueles que querem destruir as instituições democráticas ainda tão jovens desse nosso país para a manutenção de seus privilégios que estão sendo cada vez mais escancarados.

No entanto, nós cristãos luteranos, nos agarramos firmes na Palavra de Deus, segundo o Profeta Isaías, que diz: “O povo que vivia em trevas viu uma grande luz; e sobre estes que viviam nas trevas essa luz brilhou!” Somos chamados e chamadas a olhar mais longe, além das crises que insistem em nos rodear, porque nós que vivemos em trevas recebemos nova luz! Essa luz nos vem através de um menino, um filho que nos é dado, segundo o profeta. Sobre seus ombros está todo o poder e seu nome será Maravilhoso, Conselheiro, Pai da Eternidade e, atentem bem para esse nome especial: Príncipe da Paz. Pois sob seu governo a justiça e a paz hão de andar juntas.

Diante das chamadas crises, atentemos para essa luz que nos vem de Deus. E lembremonos: diante de crises e falta de esperança, muitas atrocidades já foram cometidas, pois pessoas desesperadas não conseguem ver claramente. Assim foi o nazismo na Alemanha. Assim foram os estados ditatoriais na América-Latina. Nós não somos desesperados, pois a Luz de Deus brilha na escuridão. Vejamos, pois, as crises, sob esta ótica. Não nos deixemos levar por aqueles que querem apenas lucrar com a desesperança e a instabilidade. E o Deus-Menino, que desce novamente nesse Natal, que Ele nos abençoe e nos dê, sempre, a Sua Luz e o Seu Conselho de Príncipe da Paz.

Com os mais fervorosos desejos de um Feliz Natal e um abençoado Ano Novo à família Luterana.

Em Graça e Paz,

REDE DE RECURSOS
+
É mais consolador ter Deus como amigo do que a amizade do mundo inteiro.
Martim Lutero
© Copyright 2025 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br