Carta Pastoral da Presidência da IECLB - Maio - 2021

19/05/2021

 

CARTA PASTORAL DA PRESIDÊNCIA DA IECLB
Maio – 2021

“Fale a favor daqueles que não podem se defender. Proteja os direitos de todos os desamparados.”
(Provérbios 31.8)

O livro de Provérbios apresenta conselhos e admoestações para a vida. O lema bíblico de maio traz um ensinamento da mãe do Rei Lemuel. Ela ensina ao filho que a grandeza de um governante reside na tarefa de proteger e zelar pelo bem-estar de seu povo, de modo especial das pessoas menos favorecidas. Lamentavelmente este ensinamento, tanto no passado como no presente, nem sempre é levado em consideração.

A mãe do Rei Lemuel ensinava ao filho algo que continua atual e urgente: abrir a boca e falar em favor de quem não pode se defender e proteger os  direitos das pessoas desamparadas. Trata-se de um desafio para toda pessoa cristã e para todas as Comunidades da IECLB. São ações fundamentais para quem busca o Reino de Deus, caracterizado por amor, justiça e dignidade de vida para todas as pessoas.

Na Sagrada Escritura encontramos vários exemplos de palavras e ações em favor das pessoas mais fragilizadas. José falou ao Faraó em nome do povo  (Gênesis 47.1-12). O bom Samaritano falou e agiu em favor da pessoa necessitada que encontrou no caminho (Lucas 10.30-35). Jesus falou em favor das
crianças (Mateus 19.13-15) e da mulher que havia adulterado (João 8.1-11). Na cruz, Jesus falou em favor de toda a humanidade. Sua vida nos deu nova vida. E isto requer de nós compromisso.

Em Provérbios 29.7, lemos: “O justo se interessa pelo direito dos pobres, mas o ímpio não se importa com isso”. De governantes e lideranças se espera um  olhar solidário, ouvidos atentos, palavras de consolo e mãos prontas para agir e auxiliar. Na IECLB, desde o começo da pandemia, vimos inúmeras ações diaconais serem postas em prática. Estas ações são de extrema importância, em virtude do aumento no número das pessoas que passam fome e que estão desempregadas. A ação diaconal é uma forma de “abrir a boca” e o coração em favor de quem já não consegue seguir com forças próprias. A defesa de qualquer causa ou situação começa com palavras, e é seguida por ações.

Em favor de quem e do que temos falado? No contexto em que você vive, quem já não consegue mais falar por si? Que sejamos pessoas justas e íntegras, agindo em favor de pessoas e situações que precisam do nosso falar e das nossas ações.

No mês de maio comemoramos o Dia das Mães e o Domingo de Pentecostes. Parabéns às mães que, além de dar a vida, preocupam-se em ensinar valores e acompanhar a vida de filhos e filhas. Que a admoestação da mãe do Rei Lemuel e a ação de Jesus nos inspirem a falar e a agir em favor das pessoas necessitadas e da Criação de Deus. Nossa sabedoria é limitada e imperfeita. Por isto, precisamos da orientação do Espírito Santo, o Espírito da verdade (João 16.13). Que o Espírito Santo nos oriente e impulsione em favor da vida e da dignidade de toda a criação de Deus.

Pa. Sílvia Beatrice Genz
Pastora Presidente

P. Odair Airton Braun
Pastor 1º Vice-Presidente

P. Dr. Mauro Batista de Souza
Pastor 2º Vice-Presidente


Âmbito: IECLB / Instância Nacional: Presidência
Natureza do Texto: Vários
Perfil do Texto: Carta
ID: 62541
REDE DE RECURSOS
+
É isto que significa reconhecer Deus de forma apropriada: apreendê-lo não pelo seu poder ou por sua sabedoria, mas pela bondade e pelo amor. Então, a fé e a confiança podem subsistir e, então, a pessoa é verdadeiramente renascida em Deus.
Martim Lutero
© Copyright 2025 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br