Carta Pastoral da Presidência da IECLB
Abril 2019 (Mensagem de Páscoa)
“Mas o anjo, dirigindo-se às mulheres, disse: — Não tenham medo! Sei que vocês procuram Jesus, que foi crucificado. Ele não está aqui; ressuscitou, como tinha dito [...]. Agora vão depressa e digam aos seus discípulos que ele ressuscitou dos mortos” (Mt 28.5-7).
No domingo após a crucificação e a morte de Jesus, algumas mulheres foram até o sepulcro onde o seu corpo foi guardado. Na entrada deste túmulo, escavado na rocha, foi colocada uma enorme pedra. O lugar estava vigiado por soldados. Além da tristeza pela morte de Jesus, havia o medo do que poderia acontecer com as pessoas que o seguiam. Seriam elas também perseguidas?
As mulheres foram lá para levar ao Jesus morto um pouquinho do amor e da aceitação que receberam dele. O que parecia ser a despedida final, o que parecia ser a última oportunidade de estar com Jesus, foi, na verdade, um recomeço. A pedra estava removida e o corpo de Jesus não estava lá. Ele havia ressuscitado. Naquele momento, as mulheres testemunharam a derrota do poder da morte. A vida venceu.
Páscoa: festa da ressurreição! Festa da vida! Cultos, estudos bíblicos, reuniões em família, sorrisos, ovos de chocolate, presentes, abraços... tudo de bom! Esta poderia ser a experiência de todas as pessoas. Infelizmente, a realidade não é esta. Para muitas pessoas, o sofrimento, a pobreza, a doença, as perdas, os conflitos, causam grande tristeza. Muitas pessoas não conseguem enxergar sinais da ressurreição em suas vidas. Não conseguem passar da quaresma para a Páscoa. Há sentimento de medo e desesperança no ar.
Não sabemos qual é a sua situação particular. Não sabemos se você está num momento de alegria ou se está em dificuldades. Mas sabemos que a Páscoa é o tempo de anunciar que a morte foi vencida. O sofrimento que Jesus Cristo experimentou e a angústia que suas discípulas e seus discípulos sentiram ficaram para trás. Cristo derrotou a morte para nos salvar e nos colocar novamente no caminho da esperança.
As mulheres que testemunharam a ressurreição tiveram medo. Felizmente, elas não ficaram paralisadas pelo medo. Com a força do Espírito Santo, elas se encheram de coragem para anunciar que Jesus vive. O anúncio da ressurreição era perigoso e poderia significar mais mortes. Mas elas sabiam que calar seria igual a concordar com quem matou Jesus. A fé, a alegria e a esperança daquelas mulheres estavam agora acima dos medos e das ameaças.
A Páscoa é festa da vida e da esperança. A Páscoa afirma que Deus está presente na nossa vida e que a nossa vida vai além do tempo presente. Deus ressuscitou a Jesus Cristo e também vai nos ressuscitar.
Por isso, irmãs e irmãos, nesta Páscoa nós convidamos:
- vamos nos reunir em família e em comunidade;
- vamos lembrar de situações de alegria, de sofrimento e de morte;
- vamos orar para que Deus acompanhe e conforte as pessoas que sofrem;
- vamos orar para que Deus mantenha acesa a compaixão e nos dê disposição para estar ao lado de quem necessita;
- vamos orar para que Deus nos dê fé, força e coragem para trabalhar por um mundo melhor;
- vamos celebrar a esperança trazida pela vitória de Jesus Cristo;
- vamos anunciar que a vida venceu a morte.
Saudações em Cristo,
Pa. Sílvia Beatrice Genz
Pastora Presidente
P. Odair Airton Braun
Pastor 1º Vice-Presidente
P. Dr. Mauro Batista de Souza
Pastor 2º Vice-Presidente