CAPA - Mais um Curso Cultivando Agroecologia

14/04/2009


“Cultivar a terra é mais do que plantar.
É resgatar acima de tudo a cultura das pessoas, redescobrindo a vida e o seu verdadeiro sentido”.

 

O Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor (CAPA), juntamente com as entidades parceiras, Escola de Ensino Médio Casa Familiar Rural, Sínodo Uruguai da IECLB e Cooperativa Regional da Agricultura Camponesa (CORAC), iniciou no dia 02 de abril, mais um Curso Cultivando Agroecologia, tendo como local a Casa Familiar Rural em Frederico Westphalen/RS.

Este curso visa propiciar um momento de reflexão sobre a nossa realidade produtiva e social, é um espaço aberto para a valorização do que sabemos e do que ainda podemos aprender.

O curso é constituído por 11 etapas, com duração de dois dias/etapa, com um intervalo médio de 30 a 45 dias, totalizando 176 horas/aula. Em cada etapa será trabalhado um tema. Como avaliação de conclusão será elaborado um “Projeto de Vida”, sendo que o mesmo será elaborado no decorrer do curso e apresentado na última etapa.

O Cultivando Agroecologia tem como objetivo geral a capacitação, a construção e desenvolvimento do conhecimento da agroecologia, a partir de reflexões da sociedade envolvente e das práticas vividas, a partir da realidade dos alunos. Assim, buscamos uma visão e compreensão sistêmica e integrada da realidade, elaboradas em torno de conceitos e princípios agroecológicos que regem os agroecossistemas e que aparecem como alternativas para sistemas de produção sustentáveis, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida das pessoas.

Como objetivo específico visa promover e divulgar os conhecimentos da agroecologia, a capacitação dos alunos para uma visão crítica da realidade, propiciar um crescimento das relações inter - institucionais sobre a agroecologia na região, enquanto ciência dotada de paradigma próprio.

A metodologia do Curso Cultivando Agroecologia será regida por princípios intrínsecos e transversais de sustentabilidade, multidisciplinaridade, diversidade, gênero, geração, valorização e resgate dos conhecimentos tradicionais, considerando o respeito a aptidão natural dos agroecossistemas e os aspectos sócio-culturais, buscando estabelecer parcerias institucionais que fortaleçam a proposta.

Com esta proposta metodológica visamos a construção de um processo de educação popular, com participação ativa, caracterizada por um processo pedagógico dinâmico e interativo. A participação coletiva deve gerar uma corresponsabilidade, de modo que cada aluno apodere-se do processo, identificando, analisando e propondo soluções para os problemas, onde pesquisadores, técnicos e comunidade se colocam em condições de igualdade, onde a realidade local e a diversidade de saberes exercem papel fundamental na construção do conhecimento.

Na primeira etapa foi realizada uma análise conjuntural da macroeconomia mundial e suas implicações na agricultura mundial, brasileira e familiar pelo Engenheiro Agrônomo Valdemar Arl, que a partir do contexto atual, procura analisar seus reflexos na conjuntura social, ambiental, cultural e econômica. Também foi realizada a apresentação do curso: objetivos, metodologia e conteúdo; compromissos e formação das equipes.

 

Ingrid Margarete Giesel
Engenheira Agrônoma e Coordenadora do CAPA

 

COMUNICAÇÃO
+
ECUMENE
+
O que importa é a fé que age por meio do amor.
Gálatas 5.6b
© Copyright 2025 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br