Cabeças erguidas, olhos que enxergam mais longe

02/12/2005


“Exultai e erguei a vossa cabeça; porque a vossa redenção se aproxima” (Lucas 21.28)

Certa vez um jornal norte americano publicou um desenho que mostrava uma multidão se deslocando por uma movimentada rua no centro de uma grande cidade. Todas as pessoas estavam com a cabeça inclinada no mesmo ângulo, olhando fixamente para o chão. Por baixo do desenho, lia-se a legenda: “Ninguém mais olha para cima!”

Lembrei desta ilustração ao ler o lema bíblico proposto para esta semana.

Sim, as pessoas andam de cabeça abaixada. Olhamos demais para o chão. Motivos para isso não nos faltam. Não bastassem as dificuldades pessoais de cada um, temos os problemas de relacionamento em família, a neurose pela falta de segurança, as crises econômicas e políticas, e uma enorme preocupação quanto à sobrevivência da humanidade por causa de possíveis e iminentes colapsos no meio-ambiente.

Em meio a todas estas ansiedades e preocupações vem o lema bíblico desta semana, uma palavra de Jesus que nos convida: Erguei as vossas cabeças! Que motivos Jesus apresenta para tomarmos tal atitude? Resposta: Porque a vossa redenção, a vossa salvação se aproxima.

Jesus fala no contexto da promessa de sua volta. A salvação da qual fala está intrinsecamente ligada àquele que é o Salvador: Jesus Cristo. E sobre isso a Bíblia fala em outro lugar: “Não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos” (Atos 4.12).

Cabeças erguidas têm olhos que enxergam mais longe. Olhos que enxergam para além dos problemas e obstáculos que a vida coloca diante de nós. Mas olhos fixos no chão se apegam às dificuldades do momento. Cabeças inclinadas não vislumbram alternativas, não alimentam esperanças. Por isso desanimam e fraquejam. E isto alimenta seu desejo de continuar não erguendo os olhos. Cabeças erguidas têm olhos que não se prendem às circunstâncias momentâneas, por mais difíceis que elas sejam. Cabeças erguidas miram o horizonte, que pode estar distante, mas alimenta esperanças e nos motiva para a ação e a transformação da realidade em que vivemos.

Estamos em tempo de Advento. No calendário da igreja cristã é tempo de esperança, tempo de olhar para cima, tempo de desprender os olhos do chão, das coisas aqui de baixo e olhar para o alto, para as coisas de Deus, para o seu amor, para a mensagem do Evangelho, para a esperança da salvação que se aproxima.

Caro amigo. Querida amiga. Erga a cabeça, cultive o hábito de olhar para cima, para Cristo, que só olhava para baixo quando queria olhar em nossa direção. Olhe para Cristo, cuja promessa de salvação vale também para você e para mim. Ouça a sua Palavra, confie na sua promessa. Aceite o convite de Cristo: Ergue a tua cabeça junto comigo. Porque a nossa salvação se aproxima. Um grande e fraterno abraço, em Cristo.


Autor(a): P. Germanio Bender
Âmbito: IECLB
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 7364
REDE DE RECURSOS
+
Quando eu sofro, eu não sofro sozinho. Comigo sofrem Cristo e todos os cristãos. Assim, outros carregam a minha carga e a sua força é também a minha força.
Martim Lutero
© Copyright 2025 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br