Bons votos

05/12/2003

Tudo de bom ou cuide-se bem são palavras que costumamos dizer quando nos despedimos de outros. Em época de provas escolares ou vestibulares, ouço a frase vou torcer por você que, imagino, deve dizer o mesmo que vou pensar em você. Será que ajudou?

Em épocas especiais de nossa vida os bons votos são muito importantes. Precisamos de estímulos, pois nos sentimos inseguros diante de algo que está por vir ou por algo que teremos que fazer. Temos receio que nosso fazer não tenha bons resultados, que não dê frutos.

Na Bíblia encontramos palavras que nos ajudam nesta reflexão.
A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vós. (2.Coríntios 13.13)

O apóstolo Paulo dialogou com a Comunidade de Corinto. Ele falou de si. Ele admoestou, aconselhou. Ele falou principalmente de Jesus Cristo. E sua palavra final na carta foi um pedido de bênção (texto acima).

Bênção não é a mesma coisa que bons votos. Bons votos são desejos humanos. Bênção é a força superior de Deus que está além de nossa compreensão e capacidade. Não podemos dar a bênção para outros, pois não temos este poder, mas podemos pedir que Deus abençoe a pessoa que queremos ajudar. Abençoando, Deus concede forças especiais. Algo que só Deus pode dar e fazer.

O apóstolo deseja que Deus esteja sempre conosco, independentemente do que vier ao nosso encontro.

Esta bênção está presente na liturgia dos cultos cristãos. Existem ainda outras formulações com pedido de bênção para diversas oportunidades de vida. No final dos cultos aos domingos levamos conosco a bênção de Deus para a nova semana.

Por que não desejamos mais uns aos outros palavras de bênção?

Shalom! - A paz de Deus esteja com você.

O amor de Deus esteja contigo e te abençoe.

                                                                                      P. Rubens Horst


Autor(a): P. Rubens Horst
Âmbito: IECLB
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 8127
REDE DE RECURSOS
+
A Deus, aos pais e aos mestres, nunca se poderá agradecer e recompensar de modo suficiente.
Martim Lutero
© Copyright 2025 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br