Bom Humor

09/05/2008

Quando você inicia a ler o jornal, qual a parte que você lê por primeiro? Quando você assiste TV, qual o noticiário no qual você presta mais atenção?

Estas perguntas são importantes, pois revelam como será o seu dia! Concorda? Vou explicar.

O New York Times, talvez o maior jornal do mundo, tem uma deixa, um princípio. Sabe qual é? “Se não é desgraça, não publique!” Ele percebeu que no mercado da notícia há uma demanda muito grande para a desgraça. Tudo o que é ruim vira manchete e vende muitos exemplares. No Brasil, grande parte das pessoas começa a ler o jornal pela página policial. Qual a violência de hoje? E aí se tem o dia inteiro para pensar e comentar a nova desgraça. E aí se diz: “É, o mundo não tem jeito mesmo!” Realmente, assim não tem!

 

Como você irá iniciar o dia com o “pé direito”, se você começa o dia com desgraça?

 

Isso é semelhante a como chegar em uma empresa todo o dia ou pela primeira vez e ser recepcionado... com um grande sorriso! O que acontece? Sorriso, “mostrar os dentes” contagia. É impossível não retribuir a um belo sorriso! Um sorriso espontâneo nos lembra: a vida é bela! Vale a pena viver!

 

Aliás, nosso corpo, para nos dar um impulso especial, produz uma substância chamada adrenalina. Ela é produzida numa glândula acima dos rins, chamada suprarenal. A adrenalina pode salvar nossa vida diante de perigos, pode fazer que não sintamos dor no momento de um acidente. Mas em excesso, vivendo estressados, a adrenalina “polui” nosso organismo, intoxica. E nosso corpo produz outra substância, se não me engano, chamada de noradrenalina. Ela tem a função de dizer ao nosso organismo que está tudo bem. Não corro perigo. Ela é importante para que eu não entre em colapso. E aí?

 

E aí que o melhor incentivo para o corpo produzir a noradrenalina e impedir que fiquemos doentes é... sorrir. Sorrir muito. Para isso é importante cuidar o que lemos. É importante cuidar com o que alimentamos a nossa mente. Que tipo de pensamentos cultivamos. Saber das dificuldades do mundo? Sim, mas na devida proporção. Nunca em exagero.

 

Portanto, o bom humor depende sim... de você. Sorria, mesmo que seja por uma questão de saúde. Ter uma vida melhor depende de controlarmos o nosso humor. Sorria!

Pense nisso...


P. Ezequiel Schacht


Autor(a): Ezequiel Schacht
Âmbito: IECLB / Sinodo: Nordeste Gaúcho
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 8442
REDE DE RECURSOS
+
Não somos nós que podemos preservar a Igreja, também não o foram os nossos ancestrais e a nossa posteridade também não o será, mas foi, é e será aquele que diz: Eu estou convosco até o fim do mundo (Mateus 28.20).
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br