E aconteceu o dia 11 de janeiro. Estava sendo um privilégio podermos hospedar o Diác. Wolfgang Scheidt, o P. Martin von Essen e sua esposa Ulrike na nossa casa, no nosso Sínodo Norte Catarinense (SNC).
Por que privilégio? Ora, não é todo dia que se tem a oportunidade de conviver com o Coordenador do Schwestern- und Brüderschaft des Evangelischen Johannesstifts e.V. (SBEJ) e com o Diretor Geral da “Evangelisches Johannesstift”.
A Evangelischen Johannesstifts é uma Fundação com sede em Berlim e que tem sob seu teto diversas iniciativas diaconais como Formação Diaconal, Hospital, Ancionato, Trabalho com Pessoas com Deficiência e uma Comunhão Diaconal denominada “Schwestern und Brüderschaft”. Esta congrega diáconas e diáconos que atuam na Alemanha e no exterior. Mais informações podem ser lidas no site www.evangelisches-johannesstift.de
E esse povo desceu do avião. Dentro das suas malas vinha explícito o interesse de conhecer mais de perto a Diaconia presente nas Comunidades e Instituições do nosso SNC. Mais do que isso, queriam trocar saberes com as ministras e os ministros ordenados pela IECLB ao Ministério Diaconal. Nesse aspecto, nós, IECLB, somos vanguarda, pois, além de ministras e ministros pastores, também ordenamos ministras e ministros diaconais; catequéticos e missionários.
Era hora de repartir. Os nossos visitantes dialogaram com o P. Sinodal Inácio Lemke; visitaram e ouviram as pessoas que doam de si para articular a FLADEPE (Fundação Luterana de Assistência à Pessoa com Deficiência do Planalto Norte Catarinense) em Campo Alegre (SC); inteiraram-se da diaconia que se faz na Instituição Bethesda, em Pirabeiraba (SC); comungaram com membros da Comunhão Diaconal (COD) que atuam no Norte de Santa Catarina e, no dia seguinte, dia 14 de janeiro de 2012, seguiram para Porto Alegre (RS).
Quando o seu avião pegou altura no aeroporto de Navegantes, me peguei sonhando. Sim, podemos ser parceiros, comungar saberes, nas áreas da pessoa com deficiência; formação diaconal e intercâmbio de estudantes. Por que não?