Nos dias 07 e 08 de junho, em Rodeio 12, no Sínodo Vale do Itajaí, os Bispos e Pastores Sinodais do Estado de Santa Catarina, totalizando 40 participantes, tiveram a segunda edição do encontro de diálogo ecumênico sob o tema “Ecumenismo e Ministério Pastoral”, que foi trabalhado pelos professores de Teologia, Pastor Dr. Rudolf von Sinner, da Escola Superior de Teologia (EST), em São Leopoldo (RS) e Padre Dr. Elias Wolf, do Instituto Teológico de Santa Catarina (ITESC), em Florianópolis (SC).
O tema geral foi trabalhado em diversos sub-temas. Em primeiro lugar resgatou-se um pouco do primeiro encontro e os resultados desta iniciativa que aconteceu em 2003, na cidade de Lages (SC). Não faltou um panorama das relações entre a Igreja Católica e a Igreja de Confissão Luterana. E ainda, foi dialogado sobre a importância da formação de Ministros/as Ordenados/as. “Com muitos momentos celebrativos da vida e da palavra de Deus, o encontro trouxe troca de experiências, consciência mútua de limitações e obstáculos, convivência fraterna, esperança e alegria para prosseguir o caminho rumo à unidade plena pedida por Jesus”, destaca Raul Kestring, Padre em Blumenau.
Um outro grande resultado do encontro foi o reconhecimento da importância de dinamizar a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, o Dia Mundial de Oração, os encontros locais de padres e pastores, a organização dos Núcleos Ecumênicos, Fóruns pela Paz, Escolas de Ecumenismo e outras atividades conjuntas que mostram vivo o empenho e o espírito ecumênico.
O Padre Raul enfatiza a importância do consenso de que a dimensão ecumênica deve atingir a totalidade da Igreja no agir das pessoas, comunidades, pastorais e movimentos, e que não devemos mais fazer separados aquilo que a nossa consciência cristã não impede de fazermos juntos.
Como opções conjuntas em âmbito estadual foram escolhidas e assumidas as seguintes iniciativas: 1. intensificar a formação para o ecumenismo através das escolas e núcleos ecumênicos; 2. promover encontro ecumênico de estudantes de teologia; 3. oferecer roteiros de cultos ecumênicos e apresentar matéria/texto para a imprensa; 4. assumir o terceiro encontro entre as Igrejas Católica e de Confissão Luterana com Ministros/as Ordenados/as, marcado para o mês de junho de 2007.
Fonte: Tobias Mathies - Sínodo Vale do Itajaí