Batizar com água significa que, por arrependimento diário,a velha pessoa em nós deve ser afogada e morrer com todos os pecados e maus desejos. E, por sua vez, deve sair e ressurgir nova pessoa, que viva em justiça e pureza diante de Deus para sempre.” Com estas palavras Martim Lutero se encosta às palavras do apóstolo Paulo em Romanos 6.4: Fomos, pois, sepultados com ele na morte pelo batismo; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também andemos nós em novidade de vida.
Ser batizado significa, portanto, passar por uma mudança radical; significa passar de uma realida- de para outra, de uma realidade velha para uma realidade nova. O apóstolo Paulo afirma que o ser humano, ao ser batizado, morre e é sepultado com Cristo. E assim, como Cristo ressuscitou, o batizado também ressuscita e participa da ressurreição de Jesus, recebendo uma nova vida. E esta nova vida é qualificada pela orientação da palavra de Deus Pai, recebe os cuidados de Jesus Cristo e é iluminada pelo Espírito Santo. A partir dali, o Apóstolo apela para que os batizados andem em novidade de vida.
Quer dizer, o Batismo não é apenas um ato sagrado na Igreja, no qual o indivíduo simplesmente é integrado à vida comunitária. Não! No ato do batismo com água, de acordo com a explicação de Lutero, “avelha pessoa em nós” é afogada e morre com todos os pecados e maus desejos.” Simbolicamente é lavada dos seus pecados para viver “em justiça e pureza diante de Deus para sempre”.
Olhando as pessoas batizadas que fazem parte da comunidade cristã, há tanta gente que não reflete nem um pouco esta nova vida. O batismo não confere a capacidade da perfeição, mas sim a promessa de Deus de estar sempre ao nosso lado e nos encorajando, através de sua palavra, a assumir uma vida de acordo com sua vontade. Isto é, com ética e responsabilidade. É óbvio que sempre corremos o risco falhar, de cometer erros e ceder aos maus desejos. Há um ditado que diz assim: Você não pode impedir que o pássaro sobrevoe a sua cabeça, mas pode impedir que ele construa o seu ninho ali! Para conseguir isto em relação ao mal, necessitamos da orientação da palavra de Deus que nos sensibiliza.Assim percebemos quando o pássaro quer se sentar na nossa cabeça ou quando maus desejos se instalam em nossa vida e nos levam ao pecado.
Viver sob a graça de Deus, que nos perdoa e justifica apartir do batismo, écomo escrever a nossa vida diária num caderno, para cada dia uma página. Viver sob a graça e o perdão de Deus significa receber a permissão de virar a página no fim de cada dia. Isto quer dizer: Eu posso começar de novo, com nova esperança, com novo alento, no próximo dia. Imagine você não poder virar a página, sendo obrigado escrever sua história de vida sempre na mesma página, nas mesmas linhas. Aí vai ser difícil de ler o que você viveu nos dias que passaram, pois sua vida tornou-se uma bagunça. Mas você se sentirá muito melhor sabendo que tem a permissão de virar as páginas de sua vida e crescer na fé “vivendo em justiça e pureza diante de Deus para sempre.”
P. em. Friedrich Gierus - Blumenau/SC
Oração:
Senhor, nós te agradecemos por nos aceitares como filhos e filhas pelo Santo Batismo. Permite que a cada dia, por amor de Jesus Cristo, possamos renascer, para crescer na fé e viver em justiça e pureza diante de ti. Para tanto orienta-nos sempre de novo pelo teu Evangelho e fortalece-nos com o teu Santo Espírito. Amém.
Voltar para índice Anuário Evangélico 2014