Estimadas Irmãs! Estimados Irmãos
O texto de pregação para o sexto domingo da Páscoa, 1 Pe 3. 13 a 22, nos remete para a vida dos primeiros cristãos; nos remete para a preocupação do apóstolo Pedro com esta Comunidade.
Pedro foi discípulo de Jesus. Conviveu com Ele vários anos. Colocou-se à disposição para segui-lo após uma pescaria frustrada e uma pescaria com abundância de peixes nunca vista antes (Lucas 5). A partir deste momento segue Jesus para aprender a pescar pessoas para o Reino de Deus. Após Pentecostes, Pedro torna-se, além de discípulo, uma testemunha dos atos e ditos de Jesus, uma testemunha de sua ressurreição. Sente-se no compromisso de admoestar e de motivar as pessoas batizadas para uma nova vida, segundo a vontade de Deus.
Estimados! O Apóstolo Pedro ensina que a partir do batismo há um compromisso de Deus para conosco e de nós para com Deus e o próximo. Pedro entende que a partir do Batismo não é mais possível levar uma vida como antes. Como Paulo dizia: “Quem está em Cristo é nova criatura” (2Co 5.17). Diz a história que Lutero tinha rabiscado em sua escrevaninha que era batizado. Isso o fortalecia, mas também o comprometia.
Que diariamente possamos lembrar que somos pessoas batizadas. Isso nos levará a ser pessoas gratas a Deus e comprometidas com o seu Reino. Amém.