Barulho de carroça

19/07/2007

 
Prezados amigos. Amo aprender com fábulas, histórias e parábolas. Creio que elas nos ensinam muito a respeito da nossa vida. Assim gostaria de compartilhar algo que aprendi com um homem que nunca sentou numa cadeira de Universidade, mas que se deixou ensinar pela vida: meu pai.

Certa manhã, meu pai, homem muito sábio, convidou-me a dar um passeio no bosque de nossa casa la no interior do Rio Grande do Sul (Sinimbu) e eu aceitei o desafio com prazer. Caminhamos e conversamos sobre muitas coisas e de repente ele se deteve numa clareira e depois de um pequeno silencio me perguntou:

–– Filho, além do cantar dos pássaros, você está ouvindo mais alguma coisa?

Apurei os ouvidos alguns segundos e respondi:

–– Sim pai, além dos pássaros, estou ouvindo um barulho de carroça chegando a nossa direção.

Este barulho eu conhecia e conheço muito bem até hoje por ser filho de pequenos agricultores.

–– Isso mesmo, disse meu pai, é uma carroça vazia...

Perguntei ao meu pai:

–– Como pode saber que a carroça está vazia, se ainda não a vimos?

–– Ora, respondeu meu pai. É muito fácil saber que uma carroça está vazia por causa do barulho. Quanto mais vazia a carroça maior é o barulho que faz.

Os anos foram passando e eu tornei-me adulto, e agora sou pastor já há muitos anos e até hoje, quando vejo uma pessoa falando, isto é, gritando (no sentido de intimidar), tratando o próximo com grossura inoportuna, prepotente, interrompendo a conversa de todo mundo, e querendo demonstrar que é a dona da razão e da verdade absoluta, sendo o gás de um refrigerante, sem humildade nenhuma de reconhecer seus erros, acima de tudo arrogante, tenho a impressão de ouvir a voz do meu pai dizendo: “Quanto mais vazia a carroça, mais barulho ela faz”.

Amigos. A Palavra de Deus nos diz em Efésios 4.31-32: “Longe de vós, toda amargura, e cólera, e ira, e gritaria, e blasfêmias, e bem assim toda malícia. Antes, sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus, em Cristo, vos perdoou”.

Adelmo Oscar Struecker
Pastor Vice Sinodal
Sínodo Centro-Sul Catarinense



Autor(a): Portal Luteranos - IECLB
Âmbito: IECLB
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 7664
REDE DE RECURSOS
+
A Palavra bem pode existir sem a Igreja, mas a Igreja não existe sem a Palavra.
Martim Lutero
© Copyright 2025 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br